A Fundação da Família e Assuntos Comunitários “Irmã Vera”, doravante denominada Fundação Irmã Vera, é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, instituída pelo poder público municipal, com autonomia gerencial e financeira. Foi criada pela Lei Municipal nº 276, de 21 de maio de 1993, e Lei Municipal nº 281, de 07 de junho de 1993.
Anapaula Carneiro Flora – PRESIDENTE
Horário de Atendimento: 13h às 19h
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 107 – Centro.
CEP: 88790-000
Telefone: (48) 3644-5485
Finalidades
- Executar ações direcionadas à promoção social, através do desenvolvimento da autonomia e fortalecimento da cidadania da população;
- Oportunizar a inclusão social de pessoas desempregadas e em situação de vulnerabilidade social, através do Programa Frente de Trabalho e Qualificação Profissional;
- Viabilizar o processo de mobilização e participação comunitária dos Grupos Organizados de Mulheres e Terceira Idade no município;
- Priorizar a execução da política de Assistência Social, enfatizando o atendimento à família e comunidade;
- Promover cursos, oficinas e palestras, mediante parcerias; VI – desenvolver campanhas comunitárias, com arrecadação e distribuição de doações;
- Articular as políticas sociais junto às instituições de Assistência Social;
– Promover eventos; - Orientar a população, dando-lhe o apoio necessário.
Eventos
- Bazar Social: a iniciativa visa arrecadar e distribuir doações de roupas, calçados e brinquedos. Por já ser tradição da instituição, a entrega é em formato de bazar, onde cada pessoa pode optar pelos itens de sua escolha. A Fundação Irmã Vera mantém campanha permanente durante o ano todo, se intensificando no inverno com a campanha do agasalho.
- Dia Internacional da Mulher: no dia 8 de março promover para as mulheres do município, um dia com ações voltadas à saúde, beleza, autoestima e cidadania.
- Dia das Mães: proporcionar aos Grupos Organizados de Mulheres e Terceira Idade, tum encontro para homenagear e comemorar esta importante data, propiciando a integração entre os grupos.
- Natal: oportunizar às famílias dos bolsistas do Programa Frente de Trabalho uma tarde especial, com distribuição de presentes, lanche, presença do Papai Noel, serviços de recreação infantil e beleza.
Programas
- Programa Frente de Trabalho e Qualificação Profissional
O programa de auxílio desemprego proporciona renda para cidadãos que estão desempregados e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, mediante comprovação documental e visita domiciliar realizada por assistente social. Isso é feito por meio de atividades produtivas, como limpeza, conservação e manutenção de vias públicas, prédios e patrimônio público.
Para participar, o candidato deve ter, no mínimo, 17 anos de idade e ser morador da cidade há pelo menos 2 (dois) anos. O interessado não pode ser beneficiário da previdência social, estar recebendo seguro desemprego ou qualquer outro benefício equivalente.
A participação no programa não representa vínculo empregatício, já que tem caráter assistencial e de formação profissional. O bolsista da Frente de Trabalho permanece no programa por até 2 (dois) anos, com jornada de atividades de até seis horas diárias.
- Programa de Capacitação
Viabilizar a promoção de cursos, oficinas e palestras nos Grupos Organizados e para os bolsistas da Frente de Trabalho, através de parcerias. É uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e aprimorar as habilidades profissionais e pessoais.
Projetos
Trocando experiências
Promove encontros, estrategicamente realizado por regiões, entre os Grupos Organizados e possibilita o intercâmbio, a troca de conhecimentos e a confraternização entre as integrantes. Esta ação consiste em tornar os grupos idealizados dos encontros, onde a organização conta com a participação ativa dos mesmos. Dinâmicas, orientações, apresentações musicais e/ou artísticas, mostra de artesanatos e a troca de experiências de trabalho fazem parte dos encontros.