Proposta pedagógica

Educação Infantil

Primeira etapa da educação básica, a Educação Infantil ocupa importante papel na educação, sendo que o educar nessa etapa significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada que, possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de respeito e confiança e ainda, acesso pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Na rede pública municipal, a Educação Infantil é ofertada em Centros de Educação Infantil para crianças de zero a cinco anos de idade, distribuídas em turmas de creche ( zero a três anos), pré-escola (quatro a cinco anos) e turmas mistas (dois anos e seis meses a cinco anos); e também nas Escolas de Educação Básica, oferecidas em turmas de pré-escola.

 

Diretrizes Educacionais Pedagógicas para a Educação Infantil – Rede Municipal de Laguna (documento disponível abaixo)

 

Resolução n° 01/2017 – Dispõe sobre a fixação de normas para a consolidação e enturmação de alunos das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino onde oferecem a Educação Infantil e dá outras providências. (link que vai direcionar para o documento)

 

 Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, conforme legislação nacional é a segunda etapa da educação básica. Com duração de nove anos, tem como objetivo o direito público subjetivo de cada um e como dever do Estado e da família na sua oferta a todos. Com o intuito de propiciar a formação básica comum, o município se fundamenta em princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, capaz de nortear os currículos e seus conteúdos mínimos. Sendo assim, o Ensino fundamental de nove anos na rede municipal garantirá as oportunidades educativas requeridas para o atendimento das necessidades básicas de ensino-aprendizagem dos estudantes, focalizando:

 I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, aquisição de conhecimentos e habilidades;

 II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, da expressão corporal, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

 III – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de respeito recíproco em que se assenta a vida social.

 Proposta Pedagógica das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de nove anos 

 Resolução n° 01/2014 – Fixa normas para o Ensino Fundamental de 09(nove) anos da Rede Municipal de Ensino de Laguna

 

Educação Inclusiva

O município de Laguna, de acordo com a Politica Nacional e Estadual de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, apresenta uma educação que garante o direito aos alunos de aprender a partir de suas potencialidades. Os alunos são atendidos no Atendimento Educacional Especializado – AEE, na rede municipal, e com suporte de segundos professores de sala, preferencialmente habilitados em Educação Especial, e tendo por função correger a classe junto ao professor regente, contribuindo em função de seu conhecimento especifico, com a proposição de procedimentos diferenciados para qualificar a prática pedagógica, junto ao professor regente, acompanhando o processo de aprendizagem de todos os alunos.

Unidades de Ensino onde acontece o Atendimento Educacional Especializado:

EEB Custódio Floriano de Córdova – Passagem da Barra;

EEB Elizabeth Ulysséa Arantes – Portinho;

EEB Profª Iracy Virgínia Rodrigues – Barranceira;

EEB Dr. Armando Calil Bullos – Estreito;

CEI Profª Laureni Vieira de Souza – Vila Vitória.

Portaria n°01/2018 – ESTABELECE Diretrizes para a Contratação de professor auxiliar de Educação Especial na rede municipal de ensino de Laguna