IBGE divulga primeiros dados do Censo 2022; prefeitura deve contestar números
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou a divulgar os dados do Censo Demográfico 2022. Nesta quarta-feira, 28, foram apresentados os Resultados de População e Domicílios. Com isso, é possível saber quantos somos e o número total de domicílios.
Segundo os números coletados, Laguna conta atualmente com uma população de 42.785 habitantes. No total, foram contabilizados 27.674 domicílios.
A estimativa do IBGE em 2021 era que a cidade alcançasse 46.424 habitantes. Já no comparativo com o Censo de 2010, foram registrados 51.562 habitantes, não sendo possível atingir essa marca atualmente já que Pescaria Brava ainda constava no levantamento anterior.
A queda nos números pode refletir em diminuição nos repasses federais, como a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de receita da maioria das cidades do país.
Por conta disso, o município estuda junto ao setor jurídico a melhor forma de revisar esses valores recém anunciados pelo instituto e não descarta a possibilidade de judicializar um pedido de revisão. “Vamos consultar nosso jurídico para buscar uma alternativa e que comprove a realidade de Laguna. Difícil acreditar que a cidade tenha uma população bem abaixo da expectativa do que o próprio Censo estimava”, afirma o prefeito Samir Ahmad.
De acordo com o prefeito, a cidade possui dados técnicos das secretarias municipais de Saúde e Educação, além da quantidade de veículos cadastrados na cidade e eleitores que demonstram que o número de habitantes é superior ao anunciado. Uma reunião deve ocorrer ainda essa semana para debater o tema.
A previsão era encerrar a pesquisa ainda em 2022, mas ocorreram diversos adiamentos por problemas como falta de verba no governo, insegurança em algumas regiões que deveriam ser pesquisadas, falta de recenseadores e recusa de muitas pessoas em responder às perguntas.
Para reverter a situação, o Ministério do Planejamento e o IBGE realizaram mutirões principalmente nos locais em que a pesquisa não estava avançando, caso de Laguna.
O Censo é como uma fotografia do país. A partir dos resultados é possível traçar políticas públicas, com ações que beneficiam a todos.