Iluminação da ponte Anita Garibaldi celebra o aniversário da ‘Heroína dos Dois Mundos’

A Ponte Anita Garibaldi celebra as comemorações dos 202 anos da “Heroína dos Dois Mundos”, lembrado nesta quarta-feira, 30.

A CCR ViaCosteira homenageia através do monumento imponente da ponte homônima, por meio da iluminação cênica da estrutura que leva o seu nome. O local, importante porta-voz em causas e campanhas de conscientização, estará na cor lilás entre esta quarta até o dia 03 de setembro, também fazendo referência a campanha Agosto Lilás.

A campanha Agosto Lilás visa chamar a atenção para a Lei Maria da Penha, e dá destaque às ações do sistema de segurança pública direcionadas ao combate da violência doméstica e familiar. A Central de Atendimento à Mulher recebe denúncias sobre esse tipo de ato através do número 180, prestando auxílio por meio de escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher ao órgão competente, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

Caminhada por Anita

Mais cedo, foi realizada uma caminhada pelas ruas do Centro Histórico para celebrar a data. O ato foi organizado pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), em parceria com a prefeitura.

Na oportunidade, o museu que leva seu nome teve seu piso superior reaberto, após um período de reformas feitas pela prefeitura de Laguna. O espaço, fechado desde 2019, passou por um processo de restauro coordenado pela Fundação Lagunense de Cultura (FLC).

“Agora com todo acervo catalogado, oferecendo mais segurança para as peças e mais conhecimento para os visitantes. Além disso, vamos celebrar a Lei que institui agosto como o mês de Anita”, antecipa a presidente da entidade, Vanere Almeida.

A obra incluiu reparos no reboco e pintura, interna e externa, em pontos do telhado, além da restauração das aberturas (janelas e portas).

O trabalho de reparo foi ação através de parceria entre a Fundação Lagunense de Cultura, Fundação Irmã Vera e Secretaria de Obras.

Fotos: Secom PML