Laguna participa de assembleia na Fecam

Realizada na última terça-feira, 30, a Assembleia Geral Extraordinária da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam) reuniu prefeitos e representantes das associações e dos consórcios catarinenses. Foram discutidas as demandas da instituição sobre o Plano 1000, a prestação de contas e os serviços oferecidos pela federação, além do andamento da organização do COMAC-SC.

O prefeito de Laguna e presidente da Amurel, Samir Ahmad participou do encontro. Na parte da manhã, os presentes puderam acompanhar um workshop sobre parcerias público privadas e concessões. O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, apresentou o caso da parceria público privada de iluminação do município, que além de modernizar a rede elétrica, trouxe mais economia e segurança para os contribuintes.

Já na parte da tarde, foram apresentados a prestação de contas da Fecam, os serviços oferecidos aos municípios e a equipe. A prefeita de Vargem e presidente da instituição, Milena Lopes, afirmou que a aproximação da federação com municípios, associações e consórcios é importante para fortalecer o municipalismo catarinense e anunciou que todos os 295 municípios do Estado estão associados neste ano.

Estêner Soratto Júnior, secretário da Casa Civil do Estado, esteve na assembleia e esclareceu dúvidas dos prefeitos sobre a continuidade dos repasses do Plano 1000. O secretário defendeu que o Governo do Estado está trabalhando para cumprir com os repasses das obras em andamento e que, após a visita do governador Jorginho Mello às 21 associações, será possível fazer um diagnóstico real da situação de cada município.

Houve também a participação do advogado Alessandro Abreu, que atualizou os presentes sobre o Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg escolar), no qual representa a Fecam. O diretor executivo do CIGA, Gilsoni Albino, apresentou o Summit Cidades, evento que ocorrerá entre os dias 26 e 28 de junho. Por fim, Hugo Lembeck, representante da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), apresentou sobre as pautas que a instituição está defendendo.

Além do prefeito de Laguna, também participaram o diretor Executivo da Amurel, Celso Heidmann, o secretário executivo do Comitê da Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar e colaborador da Amurel, Patrício Fileti, o prefeito de São Martinho, Robson Jean e o prefeito de Sangão, Castilho Silvano.

Com informações da Fecam e Amurel