Laguna recebe visita de comitiva internacional em honra a Anita Garibaldi

Laguna abriu suas portas, neste sábado (24), para receber uma comitiva internacional dedicada a visitar a cidade de Anita Garibaldi, a heroína de dois mundos. Este encontro de culturas foi marcado por reuniões com líderes locais e atividades que destacaram os laços históricos e culturais entre Laguna, a cidade italiana de Rieti – considerada uma co-irmã – e o Uruguai, reafirmando a importância da figura histórica de Anita e sua conexão com esses lugares.

Entre os visitantes estavam Daniela Acuti, presidente da associação cultural Rietina Domenico Petrine, representando o prefeito de Rieti, e Daniele Sinibaldi, ambas trazendo as saudações da comunidade italiana. Luísa Maesano, diretora do Museu Porta de São Pancrácio, em Roma. A Itália também foi representada pela Cônsul Eugenia Berti Lindblad, enquanto o Uruguai teve como embaixador Guilhermo Vales e como cônsul Tamara Guridi.

Segundo o prefeito Samir Ahmad, a visita reafirma a importância histórica de Laguna e fortalece nossos laços culturais e diplomáticos com Rieti e o Uruguai. “É uma honra celebrar a vida e legado de Anita Garibaldi, conectando nossas nações através da história compartilhada e da cultura. Este evento destaca o papel crucial de Laguna na preservação da memória de figuras históricas como Anita, enquanto promove um futuro comum mais unido e harmonioso através do diálogo e da amizade entre os povos”, destacou.

A programação incluiu visitas a locais históricos, exposições e apresentações culturais, permitindo um intercâmbio enriquecedor de conhecimento e experiências entre as delegações e a comunidade local.

Além disso, a comitiva assistiu ao espetáculo “A Tomada de Laguna”, que revive a trajetória de Anita Garibaldi, figura emblemática na luta pela liberdade e pela unificação italiana, assim como sua contribuição nas lutas republicanas no Brasil e no Uruguai. Rieti, particularmente, ocupa um lugar especial na história de Anita, pois foi lá que ela concebeu seu último filho com Giuseppe Garibaldi e, conforme suas próprias palavras, viveu dias felizes ao lado do marido.