Liesla e prefeitura buscam sensibilizar governo do Estado sobre reforma do sambódromo

Membros da Liga Independente das Escolas de Samba de Laguna (Liesla) e diretores das cinco agremiações carnavalescas do município se reuniram na manhã desta terça-feira, 12, na sala de reuniões da prefeitura.

O encontro teve como objetivo principal entregar um documento onde a entidade se mostra contrária e repudia as recentes intervenções feitas pelo Estado na estrutura para instalação de telhados em pontos onde eram arquibancadas do Centro Administrativo Hindemburgo Moreira, conhecido como sambódromo, no bairro Campo de Fora.

O local, de responsabilidade do Governo do Estado, abriga atualmente a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Associação Cultural, Social e Terapêutica da Região da Amurel (Acustra) e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).

“Exigimos que as autoridades estaduais revejam essa decisão e se comprometam com realização de um reforma completa e adequada do Sambódromo, garantindo condições dignas para o desfile das escolas de samba e para todos aqueles que anseiam por celebrar nossa cultura. Instamos a sociedade lagunense a se unir a nós nesta luta pela preservação do Carnaval das Escolas de Samba de Laguna, uma celebração que transcende o entretenimento e se torna um legado cultural que merece ser honrado e preservado”, diz um trecho da nota.

Segundo o prefeito Samir Ahmad, a intenção é interceder e sensibilizar junto ao estado sobre o futuro do local. “Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para que o sambódromo mantenha o seu destino a qual ele foi concebido para que tenhamos de volta os desfiles carnavalescos e demais eventos cívicos também naquele espaço que foi projetado. Contem conosco”, destaca. A intenção é realizar uma reunião com membros do governo estadual nos próximos dias.

De acordo com o Governo de SC, a obra faz parte de um plano de manutenção que visa restabelecer a condição funcional, estrutural e de segurança do local.

Inaugurado em 2007, o sambódromo teve seu último desfile oficial em 2013.