Maio vermelho: Secretaria de Saúde realiza ações sobre prevenção de câncer bucal
Com o objetivo de reforçar a importância sobre o Maio Vermelho, campanha voltada ao combate do câncer bucal, a Secretaria de Saúde está realizando diversas ações de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde e creches municipais.
Na última semana, a equipe odontológica da Unidade Básica de Saúde da Caputera, realizou orientações e entrega de materiais nos estabelecimentos comerciais e grupos de mulheres da comunidade.
Os alunos do Centro de Educação Mickey Mouse, na Caputera e Centro de Educação Padre Augustinho, no Progresso, receberam palestras educativas sobre como escovar os dentes corretamente, com direito a um treinamento de escovação acompanhado pelas dentistas, que também entregaram kits com escovas novas para cada aluno. Também foi feita a avaliação bucal dos pequenos.
Durante o mês de maio, todas as unidades de saúde estão realizando avaliação e orientações preventivas. Pacientes que identificarem qualquer anormalidade devem comparecer para uma avaliação bucal prévia.
“Além do período da campanha, este é um tratamento já incluído na rotina dos cirurgiões-dentistas do município, sendo assim, ao apresentar qualquer dúvida, basta procurar a unidade de saúde do seu bairro ” Afirma a Secretária de Saúde, Silvana Vieira.
Câncer de boca
O câncer no Brasil é um problema de saúde pública e, desde 2003, as neoplasias malignas constituem-se na segunda causa de morte da população. O câncer de boca é uma dessas doenças, e inclui os lábios, língua e mucosas da cavidade oral, podendo afetar ossos, músculos e outros tecidos dessa região.
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que 15 mil novos casos de câncer de boca já foram registrados no Brasil, em 2023.
A doença é o quinto tumor mais frequente em homens, o décimo segundo em mulheres e ainda apresenta alta taxa de mortalidade, apesar de o exame para identificar lesões suspeitas ser simples, podendo ser realizado por um profissional qualificado e de forma rotineira.
Como formas de prevenção ao câncer bucal estão: não fumar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; manter boa higiene bucal; e, usar preservativo na prática do sexo oral.