Mais de 600 pessoas são vacinadas no Dia D contra gripe em Laguna
O Dia D de Imunização contra a Gripe Influenza nos postos de saúde de Laguna vacinou um total de 608 pessoas. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.
No último sábado, dia 06 de maio, todas as unidades ficaram abertas entre 8h e 16h em mais uma etapa da campanha com foco nos grupos prioritários.
Veja:
6 meses a 2 anos: 57
2 anos a 6 anos: 40
Idosos com 60 anos ou mais: 290
Profissionais de saúde: 19
Gestante: 05
Segurança: 11
Motorista: 04
Professores: 28
Portuários: 03
Deficiência: 03
Comorbidades: 148
A Campanha de Vacinação contra a gripe começou no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio. Nesse período, a dose estará disponível gratuitamente em todos os municípios catarinenses para as pessoas que fazem parte de um dos grupos:
- crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
- trabalhadores da saúde;
- gestantes e mães até 45 dias após o parto;
- idosos com 60 anos ou mais;
- professores de escolas públicas e privadas;
- povos indígenas;
- pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- pessoas com deficiência permanente;
- profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;
- caminhoneiros;
- trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- trabalhadores portuários;
- funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A vacina oferecida este ano é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19.
Saiba mais:
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.
Para adultos, o esquema é de dose única anual. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.
Ela pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19.