“Missão China” impulsiona parcerias e investimentos para Laguna

Com o objetivo de impulsionar a economia de Laguna prospectando parcerias e investimentos inteligentes e ousados, através da “Missão China”, foi realizada nesta sexta-feira (28), a coletiva de imprensa para apresentar os resultados prospectados e alguns já obtidos pela comitiva que viajou à China, de 14 a 25 de março.

Além de buscar investimentos chineses em Laguna, a missão também conseguiu estreitar futuras relações comerciais e acadêmicas, através da UDESC. A comitiva formada por representantes do Governo Municipal, UDESC, FACISC, empresários e autoridades, esteve representada na coletiva de imprensa pelo Prefeito Preto Crippa, o Secretário de Desenvolvimento, Rafael Fett, Professores Daniel Willemann e Sérgio Pezzin, da UDESC.

“Podemos dizer que Laguna hoje está no radar desse mercado chinês, depois da nossa missão”, ressaltou o Secretário Rafael Fett.

A convite da Empresa Multinacional Eikto, maior fabricante de baterias de lítio do mundo, com sede em Laguna, a missão à China proporcionou uma aproximação de futuros investimentos no município. “Como empresários e multinacionais do outro lado do mundo poderiam nos visitar e investir aqui sem nos conhecer? Precisamos ser ousados e ir até eles. Como eles conheceriam Laguna se não mostrássemos nosso potencial? Tudo começa com planejamento. Esse relacionamento não depende apenas de dinheiro; é essencial que eles se sintam seguros para investir aqui.”, destacou o advogado e representante jurídico da Eikto, em Laguna, Orlando Pacheco.

Segundo o representante, a multinacional que ampliará seus investimentos em Laguna nos próximos anos, chegando a R$114 milhões de reais, após adesão ao Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec), tem também importância estratégica na geração de renda, arrecadação de impostos e geração de empregos.

Resultados da missão na área acadêmica:

Entre os principais resultados apresentados na área acadêmica desta missão, segundo o Professor Sérgio Pezzin, da UDESC, está a confirmação de um edital que será lançado em parceria com a FAPESC.

“Vamos começar a trabalhar juntos e elaborar um edital, em parceria com a Fapesc, para projetos de pesquisa voltados às áreas estratégicas de Laguna, como energias renováveis, aquicultura e pesca. A previsão é que esse edital seja lançado até o meio do ano”, explica.

Ele destaca que essas ações são resultado da parceria viabilizada pela Missão China. “Além disso, a Udesc foi convidada a integrar um consórcio formado por 11 universidades, com o objetivo de estreitar a colaboração entre instituições chinesas e ocidentais.”

Outra conquista para Laguna, que está a caminho, e já foi aprovada em primeira instância, segundo o professor, será o “o primeiro curso de mestrado em Sistemas Costeiros e Lagunares, já aprovado em primeira instância pela Capes”.

Uma futura parceria, através de projetos desenvolvidos pela UDESC, em Joinville, poderá resultar no reaproveitamento para segundo uso dessas baterias de lítio, para armazenamento de energia.

Segundo o Prefeito Preto Crippa, um dos destaques foi a parceria com a UDESC, que está consolidada em Laguna. “O objetivo é aproveitar melhor o potencial da instituição no município, incentivando o desenvolvimento de projetos e estudos em conjunto, bem como a ampliação de sua atuação na região”.

Durante a viagem, a comitiva visitou importantes cidades chinesas e manteve contato com grandes empresas e autoridades locais. Entre os destaques, estão:

Visitas Estratégicas em Xuancheng

A delegação iniciou sua agenda na cidade de Xuancheng, onde visitou a matriz da empresa Eikto, produtora de baterias de lítio com filial em Laguna. As negociações buscaram ampliar os investimentos da empresa na cidade. Também foram realizadas visitas à Huasun, multinacional do segmento de energia solar, que demonstrou interesse em parcerias, e à Zhongding Precision Industry, fabricante de componentes industriais. Um encontro com o prefeito Dong reforçou os laços de irmandade entre Xuancheng e Laguna.

Expansão Tecnológica em Yangzhou

Em Yangzhou, a comitiva visitou a empresa CSI Solar Cell Co., fabricante de paineis fotovoltaicos, com o intuito de explorar investimentos em energia renovável. Além disso, a delegação conheceu a Universidade de Yangzhou, onde foi assinado um Termo de Cooperação com a UDESC. O encontro com reitor e professores visou fortalecer a colaboração acadêmica.

Oportunidades Comerciais em Xangai e Gaoyou

Em Xangai, foi realizada uma visita à empresa Lonking, fábrica de empilhadeiras interessada em expandir seus negócios. Já em Gaoyou, a delegação analisou práticas sustentáveis e tecnologias inovadoras no setor de aquicultura, visitando a fazenda Gaoyou Prawn (produção de camarão) e a fazenda Jiangsu Wangxianji (produção de camarão e siri).

Impactos Positivos para Laguna

Os resultados da Missão China apontam para um futuro promissor para Laguna. A possibilidade de novos investimentos, o fortalecimento da cooperação acadêmica e a melhoria no setor pesqueiro representam avanços significativos. Além disso, a aproximação comercial e tecnológica com as cidades chinesas visitadas abre novas portas para o desenvolvimento econômico da região.