Monitoramento da Defesa Civil mostra afastamento do ciclone e enfraquecimento dos ventos nas próximas horas
O ciclone extratropical se encontra no momento com seu centro próximo aos litorais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e está se deslocando em direção a alto mar. Do Extremo Oeste aos planaltos, a condição é de tempo nublado e chuviscos isolados nesta sexta-feira (16).
O deslocamento do ciclone ainda provoca rajadas de vento no Sul do estado, com direção Oeste e rajadas pontuais entre 50 e 70 km/h. A tendência é que com o afastamento do ciclone, os ventos enfraqueçam nas próximas horas.
O risco é baixo para ocorrências associadas aos ventos e moderado para deslizamentos, especialmente no extremo sul do estado.
Em Laguna, as rajadas de vento entre quinta e esta sexta-feira, alcançaram a velocidade de 83 km/h na região do Farol de Santa Marta, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Melhora no cenário
No momento, para deslizamentos o risco é moderado apenas para a região Sul de Santa Catarina, local onde foram observados os maiores acumulados de chuva.
A previsão indica um final de semana de tempo ensolarado em Laguna.
Segunda-feira (19) e terça-feira (20) com predomínio de sol a poucas nuvens em Santa Catarina. Mas, a partir do final da noite de terça, a nebulosidade tende a aumentar e há chance de chuva isolada em áreas do Grande Oeste por conta da aproximação de áreas de instabilidade.
Observação Marítima
A atuação e o deslocamento de um ciclone próximo à costa de Santa Catarina deixa o mar muito agitado e traz risco para ressaca no Litoral Sul e na Grande Florianópolis entre a tarde de sexta-feira (16) e a tarde de sábado (17). As alturas das ondas variam entre 2,5 e 3,5 metros, podendo chegar a picos de 4,0 metros no Litoral Sul.
Na Grande Florianópolis, as alturas de onda oscilam entre 2,0 e 3,0 metros, com picos de até 3,5 metros.
O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências associadas à agitação marítima e ressaca.
Recomendações da Defesa Civil em caso de eventos climáticos extremos:
- Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
- Proteja-se em local abrigado e distante das janelas
- Cuidado com inclinação de postes e árvores
- Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes
Defesa Civil
Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.
A Defesa Civil municipal atua em regime de plantão 24h, estando disponível para o atendimento em situações de anormalidade, como quedas de árvores, enchentes e desabamento de encostas. Em caso de emergências, o contato pode ser feito no número 199, WhatsApp (48) 99660-1054, ou ainda Polícia Militar (190), Bombeiros (193), Guarda Municipal (153).