Movimenta Laguna: fim de semana de passeio de Maria Fumaça e abertura do 2º Acampamento Farroupilha

Que tal se programar para passar o próximo final de semana em Laguna e curtir algumas atrações preparadas? A Secretaria de Comunicação e Publicidade Institucional (Secom) realiza um levantamento das principais programações culturais que movimentam a cidade.

Entre elas está o passeio de Maria Fumaça neste domingo, 17, promovido pelo Museu Ferroviário, com apoio da Prefeitura de Laguna, a viagem inicia às 08h30, partindo de Tubarão, com desembarque em frente à Escola Saul Ulysséa, em Cabeçuda, onde todos serão recebidos em ônibus com passeios programados pelo Centro Histórico e em outros pontos turísticos da cidade. Todo o roteiro será orientado por guias de turismo cadastrado no Ministério do Turismo, além do apoio da Fundação Lagunense de Cultura (FLC) e Secretaria de Turismo e Lazer. No dia 15 de outubro haverá novo passeio com temática de Halloween.

Também no domingo, tem a abertura da 2ª edição do Acampamento Farroupilha, que acontecerá entre os dias 17 a 20 de setembro, no Galpão do Bagé, na Passagem da Barra. O evento, inspirado na famosa Semana Farroupilha do Rio Grande do Sul, promete trazer a atmosfera e os valores da cultura tradicionalista para a região.

A programação inicia com cavalgada e acendimento da chama crioula, no domingo, 17, a partir das 17h, seguida de cerimônia de abertura com comidas típicas. O encerramento ocorre no dia 20, com palestras, homenagens e atrações típicas.

Confira outras atividades acessando o Portal do Turismo, da Prefeitura de Laguna.

Nesta quinta, 14, tem o lançamento do livro Relação entre homem e meio ambiente: preservação do boto-pescador e da pesca cooperativa artesanal na história e cultural Laguna’ do advogado Santos Pedroso Filho. O evento acontece a partir das 19h, na Livraria Coruja Buraqueira, no Centro.

Antes, no sábado, 16, tem tem mutirão de limpeza no Molhes da Barra celebrando o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Organizado pelo Centro Acadêmico de Biologia (Cabio), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em colaboração com o projeto ‘Nada é Lixo’, a ação ocorre na região do molhes, na praia do Mar Grosso, a partir das 08h. As pessoas interessadas em participar do mutirão podem confirmar presença através desse link.

Já na sexta e sábado tem a 2ª Conferência Municipal de Cultura no Cine Teatro Mussi. Na sexta, 15, o evento inicia às 18h. Já no sábado, 16, às 14h. O encontro, organizado pela Prefeitura de Laguna, através da Fundação Lagunense de Cultura (FLC), é aberto ao público. Os interessados em participar da conferência devem confirmar presença preenchendo o formulário clicando aqui.

Pelo Campeonato Municipal de Futebol Amador de Laguna, ocorrem as partidas válidas pelas quartas de finais do torneio. No sábado, 16, no estádio Bem Amado, em Bentos, jogam Santa Maria x Corinthians pelo sub23 e América x Fluminense pelo titular.

No domingo, 17, tem Independente x Avaí pelos aspirantes e Corinthians x Santa Maria na categoria principal. Os jogos ocorrem no estádio Dino José, bairro Estreito. As partidas iniciam às 13h30 na categoria sub-23 e às 15h15, pelos titulares.

Outra boa opção é aproveitar o Mercado Público de Laguna, além da Via Gastronômica, também no Centro Histórico. Os pontos têm movimento a cidade ao longo do final de semana com suas programações musicais e gastronômicas.

Anota aí também:

Paella da Casa da Gente
Quando: 20 de setembro

Local: Dek 901 – Mar Grosso
clicando aqui

4ª Noite da Macarronada da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC)
Quando: 28 de outubro

Local: Centro Cultural