Movimenta Laguna: Sesc realiza programação especial para os leitores

De 23 a 27 de outubro, o Sesc de Laguna estará realizando a “Biblioteca Inquieta” para proporcionar múltiplas experiências, interpretações e interlocuções aos leitores e frequentadores das Bibliotecas do Sesc.

Durante uma semana, o público será convidado a ampliar seu repertório de leitura com indicações de leitura e ações de mediação realizadas pela equipe do Sesc, além da interação com artistas, escritores e pesquisadores que serão convidados a utilizar o espaço da biblioteca como suporte para promover debates e outras manifestações que provoquem a expansão sobre a temática proposta.

Neste evento as Bibliotecas do Sesc vão se transformar para se um lugar de imersão, fruição, vivência e discussão da poesia escrita por autores catarinenses. A programação que vai acontecer de segunda a sexta em horários variados será diversificada para atender o público de todas as idades.

Confira a programação:

Durante todo o evento de 23 a 28/10:

Lançamento da exposição “Primeiros de Abril”, das artistas plásticas locais Suyan de Melo e Laura Burigo:
O resultado visual são duas telas in(ter)dependentes de sensibilização e de expressão da pluralidade de linguagens que se articulam com o movimento poético. Para desenvolverem este projeto, as artistas elegeram o percurso (sempre único) da colagem, onde ambas deveriam utilizar-se dos mesmos exatos materiais, o que resultou, entretanto, em dois trabalhos completamente diferentes, os quais só foram revelados entre si depois de finalizados.

Exposição ‘Reviver’ de Mateus Guimarães:

É uma série de quadros feitos utilizando carvão sobre tela, tendo como principal inspiração a cidade de Laguna, porém, com toques surreais e simbolistas, tendo como objetivo mostrar outras formas de reviver a própria cidade. É colocado em destaque as suas belezas e seus defeitos reais, possibilitando reflexões filosóficas ao público para aplicação dos temas discutidos nas obras nos seus cotidianos […], todos os quadros foram feitos apenas pelos impulsos do subconsciente, desprezando a lógica e renegando padrões estabelecidos.

Exposição fotográfica de Eduardo Delgado

Suas imagens buscam retratar a paisagem, as pessoas e tudo mais a partir de uma prática autoral. As composições com planos de detalhe e o trato com a luz, natural ou artificial, ou ambas, em complementaridade, são ferramentas para propor uma fotografia pictórica, por vezes, abstrata ou cinematográfica mas também provocativa, levando o apreciador da contemplação à reflexão.

23/10 (segunda)

Oficina de Poesia Experimental com a mediação de Lucas Nascimento, assistente de biblioteca Sesc Laguna.

Mediação para grupos escolares com imersão poética e oficina de poesia.

Faixa etária: a partir de 10 anos.

Horário: 15h

24/10 (terça)

Literatura periférica e spoken word com a mediação de Preto Lauffer às 13h30

Sobre o mediador: 

“Filho da Favela, racismo e preconceito”
Assim se descreveu aos sete anos em uma das suas primeiras composições.
Pai, Pedagogo Social, Produtor Cultural e Traficante de Poesias.
Preto Lauffer trabalha com projetos socioculturais desde 2008. 
Atualmente trabalha no lançamento do seu segundo Livro, intitulado de “Ansiolítico Poético”.

Faixa etária: a partir de 10 anos

Intervenção artística com Graciela Simoni “Poesia Viva” das 14h às 17h

Haverá intervenções poéticas pela cidade de Laguna.

26/10 (quinta)

Contação de Histórias – Grupo Cirandela “Universo Diverso – Poemas Musicados” às 09h

O projeto musical do Grupo Cirandela já foi selecionado no Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2020 na categoria “Música”, e tem como objetivo a produção e lançamento de 05 canções inéditas do Grupo Cirandela.

As canções que integram o projeto foram inspiradas nos poemas do livro “Pomar de Brinquedo” da autora catarinense Eloí Bocheco. A obra literária de Eloí Bocheco é material de pesquisa e produção artística desde o início do Grupo Cirandela

Faixa etária: Livre

Mediação literária com o escritor Lagunense e membro da Academia das Letras “Maurício Oliveira” às 19h

Faixa etária: +14 anos

28/10 (sábado)

Oficina de desenho com carvão vegetal e mediação cultural com o artista plástico Mateus Guimarães às 10h

O objetivo da oficina de carvão vegetal visa mostrar através do desenho que todas as pessoas podem se expressar artisticamente. O carvão é de fácil manuseio, podendo criar ilustrações em qualquer tipo de superfície. Durante as oficinas serão ensinadas diferentes técnicas de utilização de carvão empregadas em desenhos e expressões artísticas. Poderá participar das oficinas qualquer pessoa, brasileiro ou estrangeiro que consiga se comunicar utilizando a língua portuguesa, que resida ou esteja em Laguna durante o período de realização das oficinas, não há limites de participantes. As oficinas são para todos os tipos de pessoas, sendo disponibilizadas para pessoas independente do seu estado civil, para todas as identificações de gênero e todas as classes econômicas.

Faixa etária: +14 anos