Lucas Chumbo é campeão do Mormaii Big Wave Challenge no Farol

O Big Wave Surfer Lucas Chianca “Chumbo” foi o vencedor do Mormaii Big Wave Challenge 2018 nesta segunda-feira (21) na Praia do Cardoso, Farol de Santa Marta. Considerado um dos principais nomes da nova geração de surfistas de ondas grandes, o brasileiro de Saquarema, 22 anos, foi também o campeão este ano na etapa de Nazaré do Mundial de Ondas Grandes, em Portugal.

O Mormaii Big Wave Challenge 2018 contou com a presença de surfistas convidados e referências no Big Surfe no Brasil. A entrega das premiações aconteceu na Baiuka Pousada. O prefeito Mauro Candemil e o secretário de Turismo, Evandro Carneiro Flora, participaram do evento. Ao falar sobre o evento, Candemil, afirmou que continuará apoiando.

No ano passado, o campeonato não ocorreu devido à ausência de grandes ondulações.

O Governo do Estado repassou R$ 200 mil reais através de convênio com a Associação de Surf Tow-in In Farol de Santa Marta e de Jaguaruna. Tem parceria com Fecasurf, patrocínio da Mormaii, Fesporte e prefeitura de Laguna. Com premiação de R$ 50 mil em dinheiro aos competidores.

O integrante da Associação de Surf Toiw-In do Farol, Reinaldo Langer, descreveu o evento como “algo histórico e inédito”. A intenção é integrar a Praia do Cardoso no campeonato mundial de ondas grandes.

Evento internacional de ondas grandes

O Mormaii Big Wave é chancelado pela WSL e realizado em parceria com a Fecasurf (Federação Catarinense de Surf), ASTFSM (Associação de Tow In do Farol de Santa Marta), ATOWINJ (Associação de Tow In de Jaguaruna) e conta com divulgação do Waves.

Após a classificação, os vencedores foram recepcionados na Pousada e Restaurante Baiuka, onde foram anunciados os nomes dos seis vencedores.

A sexta classificação ficou com Vinicius dos Santos que, além de troféu, recebeu R$ 5.000,00

A quinta classificação foi para Caio Vaz que também recebeu o troféu mais R$ 5.000,00

A quarta classificação foi para Paulo Moura com troféu mais R$ 5.000,00

A terceira classificação foi para Christian Merello com direito a troféu mais R$ 5.000,00

A segunda classificação foi para Marcos Monteiro que garantiu o troféu mais R$ 10.000,00

A primeira classificação foi para Lucas Chumbo que levou o troféu e o prêmio máximo de R$ 20.000,00.