Rota da Baleia Franca se prepara para a temporada 2018

A temporada de observação de baleias franca está se aproximando e as reuniões da primeira etapa do planejamento estratégico com os Núcleos da Rota da Baleia Franca de Laguna, Garopaba e Imbituba foram finalizadas esta semana, organizadas pela consultoria do Sebrae/SC.

O primeiro encontro para apresentação das atividades previstas em 2018 da Rota da Baleia Franca – RBF aconteceu semana passada em Laguna e hoje (16) em Imbituba e Garopaba.

Na pauta foram apresentados os requisitos para obter o certificado de excelência da RBF 2018, calendário de eventos, catálogo da RBF 2018, mapas panorâmicos, estratégias de divulgação e publicidade, além da oferta da consultoria individual para empresas interessadas, a realização de uma sessão de negócios e o lançamento da temporada de observação de baleias.

Oficialmente a temporada de observação de baleias franca inicia em julho e termina em novembro.

Durante os três anos de seu desenvolvimento, o Projeto Rota da Baleia Franca teve a adesão de aproximadamente 170 empresas, que ao longo do projeto fizeram muitas melhorias e inovações em seus empreendimentos. Os agentes receptivos da Rota da Baleia Franca participaram dos mais importantes eventos do setor de turismo para promover ações de divulgação junto às agências e operadoras de viagem.

A Rota da Baleia Franca

Fruto do desenvolvimento do Projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleias do Litoral Catarinense — realizado pelo SEBRAE/SC com o apoio do Estado de Santa Catarina e das Prefeituras de Laguna, Imbituba e Garopaba —, a Rota da Baleia Franca é um roteiro de ecoturismo que percorre a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, no litoral sul-catarinense.

Com paisagens repletas de praias, lagoas, dunas, enseadas e baías, a Rota oferece um rico cardápio de atrativos, empreendimentos e serviços para atender aos visitantes na temporada de julho a novembro — período em que a região se transforma no “berçário da Baleia Franca”, proporcionando aos turistas uma experiência inesquecível de contemplação e integração profunda com a natureza.

Além do espetáculo das baleias, a Rota oferece atrativos para os amantes de esportes, e apresenta aos visitantes um rico patrimônio histórico e cultural, gastronomia típica baseada em frutos do mar, opções de compras e inúmeros hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos.

Texto: Gisele Elis (MTB 6822)