Governo cobra da Casan soluções para problemas do esgoto no centro histórico

O procurador Geral do município Antônio dos Reis e a secretária de Planejamento, Silvânia Cappua, se reuniram nesta terça-feira (22) com a diretoria da Casan em Laguna para esclarecer os problemas causados pelo esgoto que transbordou no centro histórico após as fortes chuvas da última semana.

O Governo Municipal questionou a Casan referente às obras de esgotamento sanitário finalizadas no ano passado em algumas localidades do município, neste caso, especificamente o centro histórico. Com isso, todo esgoto seria direcionado à estação de tratamento de esgoto na Vila Vitória.

De acordo com Casan a obra do esgotamento sanitário da bacia do centro histórico já estava sendo realizada quando foi interrompida pelo Iphan, após encontrarem uma galeria de água subterrânea. Na época o órgão federal não voltou a autorizar a continuidade da obra e a Confer, empresa responsável, seguiu o trabalho em outros bairros da cidade. Até a inauguração final da estação de tratamento de esgoto não foi fornecida autorização do Iphan.

A única área do centro histórico com a obra de esgotamento realizada foi a rua Raulino Horn, devido a obra de revitalização e cabeamento subterrâneo, e a Rua Voluntário Carpes, mas segundo a Casan, elas não foram interligadas na nova rede, pois é necessário finalizar toda a bacia do centro histórico.

O procurador jurídico solicitou um laudo técnico da Casan sobre a situação e a Prefeitura irá solicitar à Casan a finalização desta obra. Para retomá-la deverá ser feito um novo levantamento e nova licitação.

Estavam presentes também o secretário de Obras, Renato de Oliveira, a secretária de Administração, Luciana Pereira, e o assessor de Gabinete, Jonathan Rodrigues.