Mesa redonda para debater ações em prol do saneamento básico do Mar Grosso

Na tarde desta terça-feira (22), através de uma ação do gabinete do vereador Preto Crippa foi promovida uma mesa redonda com o objetivo de discutir, entender e propor soluções para os problemas de saneamento básico e drenagem do município.

Estiveram presentes comerciantes, comunidade, técnicos da Casan, representantes de entidades, fiscais da vigilância sanitária, secretários do município, Flama e o vice-prefeito Júlio Willemann.

Na ocasião, a Casan apresentou o diagnóstico do Projeto Se Liga na Rede, onde 2.215 imóveis foram vistoriados. Destes, 452 estão com as ligações corretas, 927 estão desconformes, 469 sem vistorias e 152 sem caixa de inspeção. “Este diagnóstico nos ajudou a ter uma visão geral da situação de Laguna”, salientou o engenheiro de operações da Casan Raphael Begotto.

Todo o processo foi explanado e explicado para os presentes, até o momento de autuação da Vigilância Sanitária, onde o fiscal Diego Dozol Estácio salientou algumas dificuldades frente as orientações dadas pela Casan. Durante a discussão, observou-se que haveria alguns prontos a serem ajustados ainda entre Prefeitura e Casan, para que as orientações aos imóveis irregulares fossem repassadas ordenadamente. Com isso, o vereador Preto Crippa sugeriu uma nova reunião entre os envolvidos com o objetivo de “criar um plano estratégico e rever a questão da legislação e encontrar, a partir de um denominador comum, a solução”, salientou.

De acordo com o vice-prefeito Júlio Willemann é necessário haver um entendimento entre as duas partes. “Importante é deixar o processo mais efetivo de forma a punir quem está irregular, mas antes disso, é necessário o alinhamento das ações”.

No próximo dia 29 haverá uma reunião entre todo o grupo gestor para resolver de forma técnica, depois será agendada uma nova mesa redonda com o objetivo de instruir a comunidade.