Prêmio Culturas Populares está com inscrições abertas

As inscrições para a 6ª Edição do Prêmio Culturas Populares 2018 estão abertas até o dia 13 de junho. O técnico do Ministério da Cultura – regional Sul, Alexandre Martins, esteve na última semana em Laguna explicando sobre o edital e tirando dúvidas dos interessados, que estiveram presentes na sede da Fundação Lagunense de Cultura, no Memorial Tordesilhas.

O concurso é promovido pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura que premiará 500 (quinhentas) inscrições de Mestres, Grupos sem constituição jurídica e Instituições Privadas, com o objetivo de reconhecer a atuação e a contribuição do trabalho dos praticantes das Culturas Populares. As inscrições podem ser As inscrições podem até 13 de junho, pela internet ou via postal, através do link http://culturaspopulares.cultura.gov.br/.

O prêmio é voltado para iniciativas da cultura popular já realizadas. No público estavam representantes da capoeira, hip hop, artesanato, carnaval, fotografia e dança folclórica.

O presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Márcio José Rodriguês Filho, espera a premiação de manifestações da cultura popular lagunense.

O técnico da Ministério da Cultura, Alexandre Martins, salientou sobre a qualidade das fotos, vídeo e do material encaminhado para o Ministério. “Tenha condições de ser analisado”, apontou.

Em 2014, uma artesã de Laguna teve seu trabalho manuel participando de feiras nacionais durante a Copa do Mundo, através do Ministério da Cultura.

O que é o Edital de Culturas Populares 2018 – Edição Selma do Coco?

É um concurso promovido pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura que premiará 500 (quinhentas) inscrições de Mestres, Grupos sem constituição jurídica e Instituições Privadas, com o objetivo de reconhecer a atuação e a contribuição do trabalho dos praticantes das Culturas Populares.

Qual é o valor do prêmio?

Cada um dos candidatos selecionados receberá um prêmio de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) bruto (haverá desconto de impostos). Os prêmios serão divididos da seguinte forma:

a.200 (duzentos) prêmios para iniciativas de Mestres e Mestras (pessoa física);

b.180 (cento e oitenta) prêmios para iniciativas de Grupos sem constituição jurídica – CNPJ;

c. 70 (setenta) prêmios para pessoas jurídicas sem fins lucrativos;

d.30 (trinta) prêmios, sendo 15 (quinze) destinados a grupos e 15 (quinze) destinados a pessoas jurídicas que comprovem ações em acessibilidade cultural; e 20 (vinte) prêmios para herdeiros de mestres e mestras In Memoriam.

Onde posso encontrar o edital, as fichas de inscrição e a cartilha (manual de orientações)?

O Edital, as Fichas de Inscrição e este Manual de Orientações estão disponíveis no endereço eletrônico www.cultura.gov.br.

O que é cultura popular?

A cultura popular e tradicional é o conjunto de criações que emanam de uma comunidade, expressas por grupos que reconhecidamente respondem às expectativas da comunidade enquanto expressão de sua identidade cultural e social. Considerando a pluralidade de comportamentos e práticas sociais, os diferentes modos de se organizar e de viver a vida social e a diversidade de culturas existentes no Brasil.
A Cultura Popular permanece tendo como traço central o tradicional e uma busca pela sua preservação, mas abre-se uma nova perspectiva, permitindo que se possam acompanhar os percursos da sociedade que hoje se traduz de diferentes formas, seja por meio da língua, da literatura, da música, da dança, dos jogos, da mitologia, da religiosidade, dos rituais, das festas, dos festejos, dos costumes, do artesanato, da arquitetura, da medicina popular, da culinária, dos novos ritmos, das formas de expressão plástica dentre outras, desde que emanadas da coletividade.

Edital completo no