Secretaria de Turismo participa do I” encontro Roteiros do Brasil
Planejamento e infra-estrutura são palavras de ordem na Secretaria Municipal de Turismo de Laguna. A perspectiva é criar bases para que o setor possa, efetivamente, contribuir para o desenvolvimento econômico do município. Para isso, segundo a secretária, Bárbara Andreadis, é fundamental que se estabeleça uma infra-estrutura básica e um calendário de ações que prepare a cidade para a recepção dos turistas.
Laguna é uma das 451 cidades do Brasil incluídas nos 87 roteiros turísticos nacionais, a serem atendidos pelo Ministério do Turismo, em curto prazo, para a obtenção de qualidade a nível internacional. A cidade está inserida no programa do roteiro Serra Mar, que compreende também os municípios de Florianópolis, Urubici, São Joaquim, Gravatal, Imbituba, Jacinto Machado e Praia Grande.
Na intenção de discutir essas questões e dinamizar as atividades em prol do desenvolvimento deste setor, a Prefeitura Municipal de Laguna, representada pela Secretaria Municipal de Turismo, participara do 1º Encontro Nacional do Programa de Regionalização do Turismo Roteiros do Brasil, realizado em Brasília, entre os dias 17 e 18 de outubro. O evento terá como principal alvo de debates as necessidades de infra-estrutura de cada cidade para elaboração do roteiro. As demandas de infra-estrutura, debatidas pelos municípios convidados, foram encaminhadas ao Congresso Nacional e servirão como subsídio para a formulação de emendas parlamentares para o exercício de 2007, para otimizar ações de regionalização e roteirização turística do país.