A BR 101 Sul, a obra e a educação ambiental

Em parceria com a Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) realizou uma palestra sobre a gestão e supervisão ambiental da obra de duplicação da BR-101, trecho Sul. Esta é a primeira obra com gestão ambiental realizada pelo Dnit, com o objetivo de causar o mínimo de impacto possível ao meio e a população local.
Na oportunidade, foi exibido um vídeo sobre as obras da BR-101 e os diversos programas que visam coibir transtornos para a população e o espaço físico, como assentamento de famílias atingidas pela rodovia, impactos na natureza e a preservação do patrimônio histórico, visto que há grande número de sítios arqueológicos descobertos a partir do início das atividades obreiras na BR-101. Em seguida, a educadora de meio ambiente, Valéria de Bom fez uma explanação sobre os principais benefícios da obra para a região. “Uma das nossas maiores preocupações é levar informações aos atingidos por esta intervenção, para isso temos oferecido palestras nas cidades por onde passa a BR-101 e educação ambiental aos operários das obras”, salienta.
Após a palestra foi realizado debate sobre a interferência dessa obra no complexo lagunar, com a presença de entidades como o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), Colônia de Pescadores, Pastoral da Pesca, Prefeito e Secretários municipais. “Foi um momento de extrema importância, pois esclareceu várias questões de cunho ambiental que ainda causavam muitas dúvidas”, destaca o presidente da Flama, Agnaldo Limas.