Inicia cultivo de mamonas para extração de Biodiesel
O Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, advindas do meio ambiente. É uma alternativa eficiente na produção de energia, visto que é extraído de plantas e pode ser reposto com facilidade, diferentemente de outros compostos como o petróleo. O Governo Federal tem investido em programas de pesquisa e produção deste combustível, que pode ter como fonte matérias-primas diversificadas.
A partir dessa proposta, a empresa Montanne, com o apoio da Prefeitura Municipal de Laguna, pretende instalar no município uma usina de prensagem e extração de óleo de mamona, planta característica da região, no intuito de fabricar Biodiesel. A idéia é que os agricultores da região produzam para que nós possamos extrair o produto. Até o momento contamos com 17 produtores cadastrados para nos fornecer matéria-prima, destaca o proprietário da empresa Abel Monteiro. Entre as principais fontes do Biodiesel, a mamona é a mais rentável para produção no Sul do País. Cada hectare produz mil e quinhentos quilos de fruto, o que é suficiente para gerar 750 litros de óleo.
O projeto deve receber incentivo do BNDES. O espaço reservado para a usina fica no bairro Portinho, onde já está sendo preparado o solo para receber as mudas de mamonas, numa plantação modelo. A Secretaria da Pesca, Desenvolvimento Rural e Aqüicultura, disponibilizou, na última sexta-feira (12), máquinas para a terraplanagem do local, com a intenção de ser parceira de um projeto que visa gerar emprego e renda para município.