Iniciam os trabalhos de salvamento arqueológico na comunidade de Mato Alto

No último sábado (27), tiveram início os trabalhos de salvamento de um sítio arqueológico encontrado no loteamento da comunidade de Mato Alto. A responsável é a Arqueóloga e professora da Unisul, Deise Scunderlick, segundo ela, “este é o único sítio arqueológico Tupi Guarani descoberto em volta da Lagoa, em Laguna outros dois sítios da mesma tribo foram encontradas, um deles em Taquaruçu.” Os trabalhos consistem em três etapas, a primeira já iniciada neste sábado é o levantamento da área, o segundo passo é a abertura das áreas que tenham estrutura arqueológica como indícios de fogueira, cerâmica entre outros realizando o quadriculamento da área. O terceiro e último passo então, consiste na retirada do material encontrado para análise em laboratório.
No laboratório os profissionais irão datar o material, estudar o tipo de cerâmica encontrado e após aproximadamente um ano todo o material voltará para a cidade para que seja exposto provavelmente em Museus. Os trabalhos deverão durar de 15 a 30 dias pois depende também das condições climáticas. Atualmente Deise trabalha com mais três pessoas, a partir do dia 05 a equipe deverá estar composta por dez profissionais. Hoje há na Galheta uma equipe coordenada também por Deise e pelo Prof. da Ufsc Paulo Blasi realizando os serviços no Sítio G, local onde habitaram os primeiros grupos de Kaingangs e Xoklengs. Os trabalhos desenvolvidos na Galheta tiveram início no dia 14 e faz parte do projeto acadêmico intitulado “Sambaquis e Paisagens.”
Saiba Mais:
O Loteamento Lourdinha Schiefler é o local onde a Prefeitura Municipal viabilizará a construção das 147 unidades habitacionais para famílias de baixa renda do município de Laguna. No final de 2006 ao iniciarem os trabalhos no loteamento foram encontrados peças cerâmicas e ossos. O Iphan/LG embargou a obra para que fosse feito então os trabalhos de salvamento daquele local. Segundo a arqueóloga responsável Deise Scunderlick assim que os trabalhos tiverem sido concluídos (entre 15 e 30 dias) a Prefeitura com certeza poderá retomar imediatamente os seus trabalhos para a construção das 147 casas populares. O Programa Habitacional Vida Decente viabilizará melhores condições para a vida dessas famílias e uma habitação digna com qualidade. As construções foram garantidas através do convênio realizado entre Prefeitura e Caixa Econômica através do Programa Carta de Crédito FGTS Operações Coletivas, totalizando R$ 1.849.208,55.