Cuidados com a infestação de vetores (carrapatos, pulgas e bicho-do-pé)

Os meses de verão exigem mais atenção no tratamento de animais domésticos para evitar a infestação de carrapatos, pulgas e bicho-do-pé, que têm facilidade de proliferação nos dias mais quentes. Por isso o departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde realizou aplicações de inseticida no combate a estes vetores em várias residências atendendo aos pedidos dos munícipes. O setor de Vigilância Sanitária é responsável legalmente por orientar a população, cabendo aos munícipes o controle dos vetores em suas residências.
Algumas ações devem ser efetuadas, no caso de proprietários de cães, é aconselhável medida de redução da área de gramados em volta das casas (manter a grama bem cortada) – já que é na grama que ocorre muitas vezes o ciclo de nascimento das larvas – e aplicação de inseticida à base de piretróides nos locais onde os animais permanecem. Para que os moradores realizem a desinsetização de maneira adequada podem solicitar a Vigilância Sanitária através do fone 3644-1315 o tipo adequado de inseticida para ser usado.
Saiba mais:
Outro método mais radical seria a compra da “vassoura de fogo”, uma espécie de maçarico usado para flambar as paredes de alvenaria, terras e gramados, eliminando a possibilidade de procriação dos carrapatos.
O ciclo evolutivo da espécie de carrapato rhipicephalus sanguineus, que ataca os cães na área urbana, tem nove fases num total de 21 dias, podendo a fêmea pôr entre dois e três mil ovos. A espécie causa irritação e espoliação sanguínea e conseqüente anemia nos cachorros, mas não causa doenças aos seres humanos.

Orientações Ao Controle dos Vetores (Carrapatos, Pulgas e Bicho-de-pé)

Os principais aspectos que à população deve saber:
– O carrapato caseiro, que infesta cães e gatos, dificilmente pode transmitir a febre maculosa, pois ela está intimamente relacionada ao campo e não a área urbana.
– Em caso de visita ao campo, evitar áreas com mato alto e sempre usar tênis, botas, meias, calça comprida.
– Em caso de surgimento de sintomas como febre, dores pelo corpo, erupção na pele, cefaléia, etc., PROCURAR UM POSTO DE SAÚDE.
– Uma medida eficaz contra carrapatos é o tratamento dos animais domésticos com carrapaticida (de uso veterinário, vendido em Pet Shop´s e Agropecuárias.
– É importante para nossa saúde que os animais estejam sadios; em caso de dúvida, consulte um veterinário.
– A LIMPEZA DOS LOCAIS onde os animais repousam, com creolina e/ou outros desinfetantes, ajuda a evitar a proliferação dos carrapatos.
-Em caso de alta infestação deve-se contratar um profissional controlador de pragas devidamente registrado pelo Órgão Sanitário competente.