Lançada obra de Revitalização da Orla do Centro Histórico
O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Iphan, Luiz Fernando de Almeida, esteve em Laguna nesta quinta-feira (01″) para junto com o Prefeito Municipal, Célio Antônio fazer o lançamento oficial da obra de Revitalização da Orla do Centro Histórico Av. Colombo Machado Salles. Nesse primeiro momento serão investidos R$ 600 mil, para elaboração do projeto para o Centro Histórico a Prefeitura investiu R$ 15 mil.
Na oportunidade Luiz Fernando e sua comitiva, Dalmo Vieira do Depam, Ulisses Munarin, superintendente do Iphan/SC, entre outros profissionais do Iphan foram recepcionados pelo Prefeito e percorreram pontos da orla que terão intervenção. As obras devem ter início logo após o Carnaval para evitar maiores transtornos. Para o Presidente do Iphan, Luiz Fernando a revitalização agrega um valor muito importante para a histórica cidade. Nesse breve passeio pela cidade pude ver de perto a relação entre mar, lagoas e o homem, e nesses dois próximos anos 2007/08 Laguna é uma das três cidades contempladas pelo BNDS, a primeira, no Programa Cidades Pólos com Patrimônio Histórico, onde o grande parceiro é o BNDS, declarou Luiz Fernando.
Para o Prefeito Célio Antônio essa é uma grande conquista para o município, Laguna é uma cidade histórica com belezas naturais e patrimônio de valor inestimável, esse será o começo de grandes obras com intervenções positivas para a cidade, afirmou. O arquiteto responsável pelo projeto, Diego Moraes pode explicou quais os materiais a serem utilizados na obra e pontos específicos do projeto que darão uma nova cara ao antigo Centro Histórico. O ponto de ônibus será modificado, serão utilizados dois tipos de blocos, cinza claro na avenida e faixas de pedestres terão uma cor mais escura, o pedestre será beneficiado e a orla terá um traçado charmoso sem perder suas características. Moradores e comerciantes do Centro estão satisfeitos com a proposta e ansiosos para a excussão da obra que com certeza trará mais movimento ao bairro. Um almoço foi servido para os convidados e demais autoridades presentes no Clube Congresso Lagunense, clube que há pouco encerrou sua intervenção de restauro.