24 de março Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
De acordo com dados do Programa de Controle de Tuberculose (PCT), estima-se que o Brasil tenha 85 mil portadores da doença e que ocorram cerca de 6 mil mortes por ano. O Brasil ocupa o 16º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. A tuberculose é uma doença infecciosa, causada pelo bacilo de Koch e que afeta basicamente o parênquima pulmonar. Ela também pode ser transmitida para outra parte do corpo, incluindo as meninges, rins, ossos e linfonodos.
A tuberculose (TB) é uma das enfermidades mais antigas do mundo. Mas não é uma doença do passado como muitos imaginam. Está em Estado de Emergência decretado pela Organização Mundial de Saúde como enfermidade reemergente desde 1993. Segundo estimativas da OMS, dois bilhões de pessoas, o que corresponde a um terço da população mundial, está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis. Destes 8 milhões, desenvolverão a doença e 2 milhões morrerão a cada ano.
A tuberculose está intimamente associada à pobreza, desnutrição, o aglomerado de pessoas, habitações precárias e inadequadas e cuidados com a saúde. Acredita-se que um terço da população brasileira esteja infectada pelo bacilo, mas somente 5 a 10% destas pessoas irão adoecer. Um paciente portador contamina em torno de 15 a 20 pessoas por ano, por transmissão aérea. Uma pessoa infectada produz aerossóis através da fala, tosse, espirro, gargalhada ou canto.
Os principais sintomas da tuberculose são: tosse e escarro por mais de 3 semanas, falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço e febre vespertina. Em SC, são aproximadamente, 1.600 casos novos e 50 a 60 mortes a cada ano. Mas, o tratamento é eficaz quando feito corretamente e existe cura.
Confira o perfil epidemiológico da Tuberculose em Santa Catarina:
66% dos casos são do sexo masculino
70% estão na faixa etária de 20 a 50 anos
55% são da raça branca
64% têm de 4 a 11 anos de escolaridade
18% são portadores de HIV/AIDS
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. É sim, uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local buscando envolver todos as esferas de governo e setores da sociedade civil na luta contra esta enfermidade. É o marco fundamental de uma campanha que dura até o fim do ano corrente, fator fundamental para a intensificação das ações de controle da doença.
Em Laguna, o Programa de Tuberculose funciona na Unidade Sanitária Central (posto da Carioca), de segunda à sexta-feira, das 7h30m as 11h30m e das 13h às 17h. As Unidades de Saúde do Programa de Saúde da Família também estão aptos a atender os portadores da patologia.