Projeto de inseminação artificial vai beneficiar mais de 300 produtores

Produtores da região da Madre e do Siqueiro começam a participar do projeto de inseminação artificial oferecido gratuitamente pelo Governo Municipal. Dois inseminadores artificiais, treinados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), deram início ao processo de melhoria genética de gados de corte e vacas leiteiras na região da Madre. Cinco gados já foram inseminados.

De acordo com o responsável pelo desenvolvimento rural da Secretaria de Pesca, Desenvolvimento Rural e Aquicultura, Joel Ribeiro Mota, Laguna ocupa o quarto lugar em número de cabeças de gado no estado de Santa Catarina, com um rebanho em torno de 16 mil cabeças: “O problema é que não temos um gado de boa qualidade. Precisamos melhorar geneticamente essas raças que começarão a nascer, para podermos aumentar a produção de leite e a qualidade do gado de corte”, disse.

As raças Simental e Pardo Suiço, por exemplo, serão utilizadas para melhoramento dos gados de corte. Para as vacas leiteiras as raças Jersey e Holandesa estão entre as escolhidas para a inseminação. “Uma vaca normal que temos hoje produz em média de 3 a 5 litros de leite por dia, já uma vaca Jersey pode chegar a produzir de 20 a 40 litros. Este é o nosso propósito”, afirma Joel.

O projeto é oferecido gratuitamente para todos os produtores, onde o Governo Municipal assume o custeio com sêmen, manutenção de nitrogênio, assistência técnica do médico veterinário, inseminadores e materiais utilizados durante todo o processo. O único custo para o produtor é uma taxa no valor de R$20 para o deslocamento do inseminador até o local.

Mais informações no 3646-0533, ramal 223 ou 249.