Governo municipal vai fortalecer o setor empresarial da pesca

Falta de mão de obra qualificada, informalidade, carga tributária e ausência de marketing, problemas comuns no setor pesqueiro de Laguna serão combatidos pela primeira vez. O Governo Municipal contratou o Sebrae para oferecer consultoria aos empresários da pesca.

Em reunião, no último dia 14, Secretaria da Pesca e do Desenvolvimento Econômico, Porto de Laguna, Sebrae e proprietários da indústria de pescado iniciaram o trabalho de diagnóstico e estudo.
Nas próximas semanas, os empresários serão visitados por consultores do Sebrae para realizar o apontamento de problemas que os empresários estão passando.

Em seguida será elaborado um planejamento, a intenção é tornar o mercado de pesca do município ainda mais competitivo. Os pescadores artesanais também serão atendidos pelos técnicos.
“Não temos respostas como: O quando que se produz de peixe e derivados ? Quanto isso gera ? Quanto que sai ? O tamanho da frota ? Qual o motivo que o pescado está sendo beneficiado em outros municípios e não aqui?”, questiona o consultor Sebastião Godoy Júnior.

Último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que 28% da economia do município está voltado para a pesca. O prefeito Célio Antônio salientou que já tem recursos de R$ 600 mil do Governo Federal para estrutura da extensão do setor pesqueiro para Laguna. “Dinheiro tem, o que precisamos são de projetos estratégicos”, disse. Para ele, os empresários precisam do fortalecimento. “Não sabemos como será o reflexo direto da pesca com a abertura da Barra do Molhes. Temos que estar preparados”.

O Terminal Pesqueiro de Laguna é o principal ponto de vendas de pescado, onde os empresários buscam a matéria-prima. O secretário do Desenvolvimento Econômico, Natanael Winsintainer, salienta que o trabalho servirá para levantar soluções.

O empresário Jailson Borges pediu o combate à informalidade no setor pesqueiro. “Temos que trazer os informais para a legalidade,”.
Já Ricardo Alves quer soluções para diminuir os encargos sociais. “Nunca tivemos este tipo de reunião no setor, acredito que vamos viver uma nova fase na pesca industrial”, conta.
O trabalho de pesquisa e visitas será concluído em julho.