Lagoas do complexo lagunar serão dragadas

A antiga reivindicação dos pescadores e moradores do complexo lagunar , que utilizam a lagoas Santo Antônio dos Anjos, Imaruí e Mirim, sobre a dificuldade para a pesca e a navegação devido ao grande volume de areia, estão com os dias contados.

A Secretaria de Pesca, Desenvolvimento Rural e Aqüicultura está solicitando a dragagem de dois trechos das lagoas, próximo ao canal em Cabeçuda e outro nas proximidades da localidade de barreiros (lagoa Imaruí) . Cerca de 140 mil metros cúbicos de areia serão retirados nesse primeiro momento. “Com a medida, a condição das lagoas possibilitará a melhoria da circulação das embarcações, bem como a entrada de peixes e crustáceos”, explica o secretário da Pesca, Obadias Gonçalves.

O pedido de desassoreamento e abertura do canal, junto à Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) será feito através de licenciamento ambiental. Estudos de impacto ambiental e análise da fauna local serão realizados para avaliar a viabilidade da ação. Segundo o presidente da Fundação Lagunense do Meio Ambiente, Agnaldo Limas, todo o processo de licenciamento terá acompanhamento do Ministério Público.

A areia retirada servirá de aterro (bota-fora) na duplicação da BR-101. Devido ao reaproveitamento do material retirado da lagoa, o Governo Municipal por meio de uma medida compensatória do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte (Dnit), receberá R$0,15 por metro cúbico de areia. Todo o dinheiro arrecadado irá para fundo municipal do meio ambiente e destinado aos projetos da fundação.

A expectativa do início dos trabalhos será setembro e o prazo para a retirada da areia é em torno de três meses.