Plano Diretor Participativo será discutido pela comunidade

A primeira reunião técnica para discutir o novo Plano Diretor Participativo foi realizada nesta semana. Segundo o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Waldomiro Souza Netto, trata-se de uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade, sendo que o último foi realizado no ano de 1978.

De acordo com o Ministério das Cidades, 1,7 mil municípios brasileiros com população acima de 20 mil habitantes precisam elaborar ou rever o Plano.

Em Laguna, uma consultoria técnica irá auxiliar nos trabalhos, os recursos para a elaboração do novo plano vieram do Governo Federal.

Nos próximos meses, a administração municipal deverá ouvir a população em audiências participativas.

O Plano deverá identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, os problemas e as potencialidades.

Desta forma, segundo o prefeito Célio Antônio, “a prefeitura em conjunto com a sociedade, vai buscar direcionar a forma de crescimento, conforme uma visão de cidade coletivamente construída e tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais”.