Recenseamentos na região de Laguna já estão mais de 50% concluídos

Cerca de 28 recenseadores se dividem para fazer a contagem populacional e o censo agropecuário em 121 pontos na região de Laguna. A contagem populacional já está, praticamente, concluída nos bairros Magalhães, Progresso, Portinho, Esperança e Centro. No interior já foram coletadas informações em 50% da região, faltando apenas recensear as praias de Itapirubá, Farol e Praia do Sol.

De acordo com o agente recensitário municipal, Piero dos Reis, algumas pessoas encontram resistência em receber os recenseadores em casa, mas no geral, a maioria está colaborando. A contagem populacional começou a ser feita pelo interesse em se ter o número exato da população em Laguna, devido à ajuda do Fundo de Participação dos Municípios, do Governo Federal. “Ninguém sabe ao certo quantas pessoas moram em Laguna, uns dizem 40 mil e outros arriscam dizer que a população chega a 60 mil, por isso, essa contagem é muito importante, pois se for acima de 50 mil o número de habitantes, aumenta o repasse do Governo Federal”, explicou Piero.

Já o censo agropecuário, que é feito de dez em dez anos, está sendo feito na região da Madre, Ribeirão, Siqueiro e localidades próximas, visando pesquisar estabelecimentos agropecuários que atuam na agricultura, aquicultura, pecuária, avicultura, apicultura, sericicultura, extração vegetal, silvicultura, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários. O último censo agropecuário foi feito em 1996, por isso, muitas mudanças aconteceram no cenário agrícola do país.

A contagem populacional será feita em 5435 municípios e o censo agropecuário em 5564 municípios.

Os censos 2007 estão sendo feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com apoio das prefeituras de todo o país. Mais informações no 08007218181 ou no site www.ibge.gov.br/censos2007. A sede em Laguna, fica no hall do Centro Administrativo Tordesilhas.