Projeto de inseminação artificial chega à comunidade do Siqueiro

A comunidade do Siqueiro, no distrito de Pescaria Brava, receberá oficialmente, na sexta-feira dia 13, às 19h, no salão paroquial, os materiais necessários para dar início à inseminação artificial de gados de corte e vacas leiteiras. O projeto é desenvolvido pelo Governo Municipal, em parceria com a administração da microbacias do rio Siqueiro.

O Governo Municipal, por regime de comodato, oferece gratuitamente, todos os materiais necessários para a inseminação, assume o custeio com sêmen, manutenção de nitrogênio, assistência técnica do médico veterinário e equipamentos. Já a administração da microbacias do rio Siqueiro ficou responsável por treinar o inseminador. O único custo para o produtor é uma taxa no valor de R$20 para o deslocamento do inseminador até o local.

O objetivo desse projeto é melhorar a qualidade genética do rebanho: “O problema é que não temos um gado de boa qualidade. Precisamos melhorar geneticamente essas raças que começarão a nascer, para podermos aumentar a produção de leite e a qualidade do gado de corte”, afirma o responsável pelo desenvolvimento rural, Joel Ribeiro Mota, da Secretaria de Pesca, Desenvolvimento Rural e Aquicultura.

Há cerca de dois meses começou a ser feita a inseminação artificial nos gados da região da Madre: “Até agora já foram inseminadas 38 gados de corte e vacas leiteiras desde o início do projeto”, disse Joel.

Laguna ocupa o quarto lugar em número de cabeças de gado no estado de Santa Catarina, com um rebanho em torno de 16 mil cabeças