Outdoors reforçam campanha de prevenção contra o câncer de cólo do útero

A campanha “Viva Tranquila. Previna-se” segue mais uma etapa e dois outdoors foram colocados em pontos estratégicos do município para reforçar a importância de realizar o preventivo. De acordo com a Secretaria de Saúde, o exame, que pode diagnosticar a doença, está sendo realizado por mais mulheres.

De 320 exames por mês, o número subiu para 620, após a campanha. “A meta é realizar 1100 exames todo mês”, explica a coordenadora dos PSF, Rosinete Ramos.

O objetivo é fazer com que as 14 mil mulheres, alvo da campanha, façam o preventivo, também conhecido como Papa Nicolau. O exame é realizado em todos os 16 postos de saúde do município.

Por falta de prevenção, ele é o terceiro que mais mata no Brasil. Todas as mulheres com vida sexual ativa precisam fazer o preventivo uma vez ao ano.

Saiba como é feito o exame:

Para a coleta do material, o colo do útero é raspado com uma espátula, procedimento que não leva mais de dez minutos. Três dias antes do exame, a mulher deve evitar relações sexuais, o uso de duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais. A coleta não pode ser realizada no período menstrual.

O exame é enviado ao laboratório, onde a citologista Angela Algarve Barbosa realiza a leitura. No período de 15 dias, o resultado do preventivo volta para os postos de saúde. Com a orientação das enfermeiras, as mulheres recebem seus exames, caso tenha algum problema, o caso é enviado para o ginecologista da rede municipal pública de Saúde. A campanha tem o incentivo do Ministério da Saúde.

Os principais sintomas são:

Sangramento e dor durante as relações sexuais
Estão mais expostas à doenças mulheres:
Com maus hábitos de higiene;
Que iniciaram a atividade sexual ou engravidaram antes dos 18 anos;
Com muitos parceiros sexuais;
Fumantes;
Infectadas por vírus Papilomavírus Humano (HPV) e Herpes Vírus Tipo II.

Mais informações no 3644-1315 ou 3644-2037