Produção de gado de leite e corte aumenta no interior do município

Uma alternativa cada vez mais lucrativa vem conquistando os produtores rurais: a criação de gado para leite e corte. Laguna já ocupa o quarto lugar em número de cabeças de gado no estado de Santa Catarina, com um rebanho em torno de 16 mil cabeças. O Governo Municipal está oferecendo gratuitamente inseminação artificial com material genético dos melhores reprodutores do Estado. Na última sexta-feira, a comunidade de Siqueiro, no Distrito de Pescaria Brava, recebeu 60 doses, através da Secretária de Pesca, Desenvolvimento Rural e Aqüicultura, com apoio do programa Microbacias 2.

O leite produzido em Laguna está abastecendo laticínios na região de Braço do Norte. Com o melhoramento genético, vacas que rendiam para o produtor R$ 40 por dia, podem ultrapassar R$ 60. Somente na região de Pescaria Brava três mil cabeças de gado que abastecem a economia do município.
Na região da Madre foram inseminados 48 animais, localidade que possui mais de cinco mil cabeças de gado.
O prefeito Célio Antônio acredita que o crescimento da produção de leite irá ajudar na fixação do homem no campo.
O responsável pelo desenvolvimento rural, Joel Ribeiro Mota, da Secretaria de Pesca, Desenvolvimento Rural e Aqüicultura, explica que o material genético armazenado ficará com o inseminador treinado, Lourival Rocha, nas próprias comunidades, os produtores entram em contato com o técnico, facilitando assim, a rapidez do processo.