Ibama estabelece normas para o período de defeso do camarão
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), coloca em vigor a Instrução Normativa nº 163, que proibi a pesca do camarão-rosa e do camarão-branco, no período de 15 de julho a 15 de novembro de 2007, com qualquer modalidade e petrecho, na região do complexo lagunar. A área compreende as lagoas do Camacho, Garopaba do Sul, Imaruí, Mirim, Santa Marta, Santo Antônio, outras lagoas marginais e afluentes.
Durante o período de proibição da pesca do camarão-rosa, os petrechos, usados para a pesca-lo, deverão ser retirados dos pontos de pesca. O pescador que infringir a norma, sofrerá penalidades e sanções.
A instrução normativa foi comunicada através da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP-PR). O Ibama é o órgão que estabelece normas para a gestão do uso sustentável dos recursos pesqueiros.
Defeso do Camarão
Começou no domingo, 15, o período de defeso do camarão. São quatro meses em que fica proibida a pesca do camarão, para que o período de procriação e crescimento do crustáceo não seja interrompido. Esta é a época do ano em que aumenta a quantidade de camarões jovens, que ainda não chegaram à idade reprodutiva.