Justiça Federal comemora um ano de instalação contabilizando R$ 7 milhões
No primeiro ano de instalação da subseção da Justiça Federal em Laguna foram expedidas requisições de pagamentos e precatórios, na ordem de R$ 7 milhões. A informação é da juíza federal Daniela Tochetto Cavalheiro, segundo ela foram beneficiados os cidadãos das cidades de Garopaba, Imaruí, Imbituba e Laguna”.
Para poder acelerar os processos relativos ao Instituto Nacional de Serviço Social (INSS), ações de problemas ambientais e todos os assuntos relacionados à União, o Governo Municipal paga o aluguel da sede da Justiça Federal em Laguna. Isso foi feito pelo interesse e importância de se ter a Justiça Federal no município. Antes todo processo teria que ser resolvido e julgado na sede de Tubarão, disse o procurador geral do município, Gelson Luiz de Souza.
Funcionando desde maio de 2006, a Justiça Federal tem acelerado muitos processos: ações do INSS, por exemplo, que demoravam de cinco a dez anos na justiça comum, agora levam de seis meses a um ano e meio para serem solucionados, afirma Gelson.
O cidadão que precisar resolver algum problema relacionado ao INSS, pode ir à Justiça Federal por intermédio de um advogado. O prédio construído propriamente para sediar a Justiça Federal está localizado na rua Roberto Pedro Prudêncio, no Loteamento Santo Antônio dos Anjos, Bairro Esperança. O telefone é 3644-4284.
Saiba quais são as atribuições da Justiça Federal:
Ela julga as causas envolvidas à União, autarquias, empresas públicas e estados estrangeiros. A Justiça Federal é mais específica e engloba todos os assuntos de competência federal, diz Gelson