Conferência Municipal das Cidades no próximo dia 28 de agosto vai discutir o planejamento do município

No dia 28 de agosto, terça feira, às 13h, no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, será realizada a Conferência Municipal das Cidades. Por determinação legal, o planejamento das cidades deve ser discutido nas comunidades, com o tema “Avançando na Gestão Democrática das Cidades”.

A partir desta discussão popular serão fixadas as políticas públicas para o desenvolvimento do município. Além de Laguna, estarão sendo realizadas conferências nos municípios de Braço do Norte, Imbituba e Tubarão.

De acordo com o engenheiro civil Luis Miguel Durek, um dos organizadores do encontro em Laguna, a Conferência vai ajudar a identificar os principais problemas da cidade, com a participação de vários segmentos da sociedade.

O que é a Conferência das Cidades ?

É uma determinação legal visando o planejamento das cidades – o que é importante para seu desenvolvimento – e deve ser discutido pelas próprias cidades, para que o cidadão tenha oportunidade de opinar sobre suas diretrizes. A partir desta discussão popular serão fixadas as políticas públicas para seu desenvolvimento – PNDU.

Realiza-se em etapas divididas em três níveis municipais ou regionais e seus delegados representam na Conferência Estadual, que por sua vez envia os eleitos para a Conferência Nacional.