Melhorias no saneamento básico do município entram nos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento
Laguna foi incluída na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, para investir em projetos de melhoria do sistema de saneamento básico do município. O Governo Municipal, em parceria com a Casan, habilitou a cidade no convênio com a Fundação Nacional da Saúde- Funasa, do Ministério da Saúde, para cadastrar a proposta Esgotamento Sanitário, que abrange o sistema de coleta e tratamento de esgoto, chegando ao investimento de R$25 milhões.
A área de abrangência do projeto inclui toda região urbana do município: Centro, Magalhães, Portinho, Progresso, Esperança, Barbacena, Cabeçudas, Vila Vitória, Ponta das Pedras e Vila São Judas Tadeu.
Outra proposta que será cadastrada no Fundo, trata do abastecimento de água no município, cujo objetivo é fazer a captação e canalização de água do rio D’ una, em Imaruí, para Laguna, com um orçamento de R$15 milhões. O município não tem grandes mananciais para abastecimento de água, essa é uma precaução futura, explica do secretário de Planejamento, Waldomiro Souza Netto.
De acordo com a diretora de Planejamento e Organização do Turismo, Patrícia Matos, após a etapa de aprovação da proposta, o Governo Municipal tem 90 dias para entregar o projeto finalizado. O prazo de entrega das propostas é até 14 de setembro. Os recursos para investimento nos projetos são repassados pelo Ministério da Saúde.
Mais informações no site: www.funasa.gov.br
O que é a Funasa?
A Funasa detém experiência em ações de engenharia de saúde pública no País, direciona as ações de saneamento para as comunidades cujos indicadores de saúde denotam a presença de enfermidades causadas pela falta e/ou da inadequação de saneamento.
Atua apoiando técnica e/ou financeiramente o desenvolvimento de ações de saneamento nos municípios, a partir de critérios epidemiológicos e ambientais em saúde, voltadas para a promoção à saúde e para a prevenção e controle de doenças e agravos, com destaque para a redução da mortalidade infantil.
Em parceria com órgãos e entidades públicas, presta consultoria e assistência técnica e/ou financeira para o desenvolvimento de ações de saneamento.