Governo Municipal pretende revitalizar o Memorial Tordesilhas

Um dos fatos históricos mais importantes do mundo está presente até hoje no município de Laguna, o Tratado de Tordesilhas.

Nesta terça-feira, dia 28, em reunião com o secretário executivo de articulação nacional do Estado, Geraldo Althoff, o prefeito Célio Antônio solicitou apoio para a revitalização do Memorial Tordesilhas. “Temos um prédio, um monumento que lembram o acontecimento”, disse o prefeito.

A intenção é conseguir apoio do Governo do Estado, Federal e até mesmo internacional para transformar o local num ponto turístico mais educativo e atrativo para os visitantes.

Nas próximas semanas, técnicos da Secretaria de Turismo e Lazer deverão organizar fotos, plantas e projeto do local para enviar ao secretário executivo Geraldo Althof.

Antes mesmo do descobrimento oficial do Brasil, Laguna já estava no mapa das terras descobertas. No ano de 1494, reis da Espanha e Portugal assinaram o Tratado de Tordesilhas, que dividia a América por uma linha imaginária, parte leste para o país luso e a oeste para a Espanha.

Hoje, na cidade de Laguna, a última cidade brasileira, onde passava a linha, um monumento e um prédio marcam o fato histórico, visitado todos os dias por centenas de pessoas.

O que é o Tratado de Tordesilhas ?

Para resolver definitivamente a questão das terras descobertas, Portugal e Espanha assinaram, em 1494, o tratado.

Tratado de Tordesilhas pois, os representantes de D. João II (Portugal) e os reis Fernando e Isabel reuniram-se na pequena cidade de Tordesilhas, no norte da Espanha, em 7 de junho daquele mesmo ano.

Esse tratado estabelecia um meridiano imaginário, situado a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, nas costas da África. Dando total liberdade quanto ao litoral brasileiro e maior parte do Oceano a navegar.

As terras a oeste desse meridiano pertenceriam à Espanha, e as terras a leste seriam de Portugal.
O Meridiano de Tordesilhas passava pelo Brasil, nas atuais cidades de Belém, no Pará, e Laguna, em Santa Catarina