Plano diretor terá participação popular
A população vai discutir o Plano Diretor Participativo do município. Na próxima quinta-feira, dia 6, às 14h, no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan) vários segmentos da sociedade vão estar reunidos.
Segundo o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Waldomiro Souza Netto, trata-se de uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade, sendo que o último foi realizado no ano de 1978.
A arquiteta responsável pela gestão do plano, Leila da Silva Cardoso, esclarece que deverão participar a comunidade em geral, entre órgãos públicos e privados, dentro de uma política urbana com efetiva participação popular.
De acordo com o Ministério das Cidades, 1,7 mil municípios brasileiros com população acima de 20 mil habitantes precisam elaborar ou rever o Plano.
Em Laguna, uma consultoria técnica irá auxiliar nos trabalhos, os recursos para a elaboração do novo plano vieram do Governo Federal.
Nos próximos meses, a administração municipal deverá ouvir a população em audiências participativas.
O Plano deverá identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, os problemas e as potencialidades.
Desta forma, segundo o prefeito Célio Antônio, a prefeitura em conjunto com a sociedade, vai buscar direcionar a forma de crescimento, conforme uma visão de cidade coletivamente construída e tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais.
Mais informações: www.cidades.gov.br