Professores da rede pública realizam curso sobre estresse, letramento e alfabetização

Os 61 professores de 5ª a 8ª séries, quatro diretores e dois especialistas das escolas básicas da rede municipal de ensino participaram na última semana de mais uma etapa do programa de capacitação docente, no Laguna Tourist. O curso foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul (Faepesul).

Os trabalhos iniciaram com uma palestra sobre estresse com a psicóloga Débora Verani. Na seqüência, a professora Adiles Lima abordou o ensino fundamental de nove anos, adotado pela rede de ensino neste ano.
Os professores tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas.

No segundo dia, os professores debateram sobre os conceitos de alfabetização e letramento. Os educadores desenvolveram atividades em cada área de ensino aplicando a técnica pedagógica em cada disciplina.

O que é letramento ?

O letramento pode ser entendido como o uso social da linguagem. Faz com que o indivíduo participe do processo de inclusão e participação na cultura escrita, envolvendo o uso da língua em situações reais.

Uma pessoa letrada é aquela que não apenas sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura e escrita, que circulam no meio social, ou seja, sabem compreender a mensagem e o significado de determinado texto.

O letramento, dentro da escola, deve ser observado por todos os professores de todas as áreas. Cada disciplina deve promover o contato do aluno com as mais variadas tipologias textuais e fazer com que as crianças consigam compreender a função social de cada texto.