Vereadores aprovam construção do Portal Turístico no bairro Portinho

Por seis votos a favor e um contra, foi aprovada em primeira votação a construção do Portal Turístico, na sessão da Câmara de vereadores da última terça-feira, dia 18.

A praça localizada no loteamento Jardim Eldorado, no bairro Portinho, será revitalizada com a obra. Os recursos são do Ministério do Turismo, através do Programa Turismo no Brasil. O espaço vai receber um parque infantil, iluminação, arborização e pavimentação das ruas em torno da praça.

Hoje, a Central de Informações turísticas fica junto ao Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Portinho, com a mudança o local será ampliado e reformado, oferecendo a população local melhorias no atendimento. O posto de saúde será transformado também na Central do Serviço de Emergência (Samu).

De acordo a secretária de Turismo e Lazer, Bárbara Andrealis, tanto a população local, quanto os turistas serão beneficiados.

Além, da central, na SC 436 será construído um pórtico, com orientações sobre o município.

Características do projeto:

De acordo a diretora de planejamento e organização do Turismo, Patrícia Matos, a estrutura do pórtico projetado é composta basicamente por duas colunas de sustentação e uma viga de ligação entre as colunas com uma tela e arco de sustentação das placas.

As colunas são metálicas com treliças de 1,00 x 1,00 m fixadas em sapatas de concreto no solo, onde quatro chumbadores em cada sapata são colocados e fazem através de arruelas e porcas a fixação das colunas.

No topo das colunas através de elementos metálicos de fixação é colocada a viga também treliçada com 1,00 x 1,00 m com um arco em tubo e uma tela metálica.

A estrutura metálica tem um vão de 13,00 m (treze metros) de largura, ou seja, 1,00 m (um metro) para cada lado além da largura final de pista e acostamento. A altura da viga após a colocação da placa permitirá um gabarito de 6,00 m (seis metros).

Cada uma das duas colunas é revestida com placas em duas de suas faces com placas em PET com 2,00 mm (dois milímetros) de espessura, com impressão contendo as indicações das informações turísticas por pictogramas de acordo com os padrões do Guia Brasileiro de Sinalização Turística e fotografias dos principais pontos turísticos da cidade. Observamos que as fotografias inclusas no desenho do pórtico são meramente ilustrativas.

Fixadas a estrutura superior formada pela viga treliçada, o arco em tubo e a tela foram previstas duas placas com dimensões de 5,00 x 2,50 m (visualizadas na entrada do município de Laguna) e duas placas com dimensões de 5,00 x 2,50 m (visualizadas na saída do município de Laguna). Tais placas são confeccionadas em chapas de aço galvanizado nº. 20, moduladas com cantoneiras e revestidas em material vinílico refletivo.

Toda a estrutura metálica deverá ser galvanizada a fogo.