Aulas de história ao ar livre. Estudantes invadem o município em busca de conhecimento

Caminhando e ouvindo as explicações dos professores, os alunos voltam ao passado. No sábado pela manhã, no Centro Histórico, grupos de crianças, universitários e idosos percorriam as ruas, museus e monumentos. Nessa época até o final do ano, o município recebe turistas, chegando até a cinco grupos por dia, de acordo com a Secretaria de Turismo e Lazer.

Estudantes do curso de museologia da Universidade Barriga Verde de Orleans conheceram de perto sobre a história sul brasileira, tema da aula da professora Maria da Graças Silva. “Laguna tem suas peculiaridades, é uma cidade importante para a colonização da região”, contou ela. Seus alunos percorreram 20 pontos fundamentais da história, como Museu de Anita, Fonte da Carioca, Igreja Santo Antônio, Mercado Público e encerrando na praça da matriz. O universitário Eráclito Pereira, 19 anos, anotou as explicações e bateu fotos dos prédios históricos.

Os universitários aproveitaram a oportunidade para divulgar o curso de museologia, que funciona nas sextas-feiras e aos sábados na cidade de Orleans. O curso forma profissionais capacitados para lidar de forma crítica e comprometida com as questões de preservação e divulgação do patrimônio em instituições culturais e educacionais.