Estacionamento rotativo no Centro passa por modificações
As modificações do estacionamento rotativo, intitulado agora de Área Azul, iniciaram nesta segunda-feira, dia 1º, motoristas que ultrapassarem o limite do horário de estacionamento ou estacionarem seus veículos sem o cartão azul ou verde, receberão advertência do agente e posteriormente notificação feita pelo policial militar.
O cartão azul corresponde uma hora de estacionamento, já o cartão verde duas horas. Os cartões estarão sendo vendidos pelos agentes e também em postos no Centro Histórico.
Os moradores do Centro Histórico que não possuem garagens terão autorização para estacionarem os veículos em frente as suas residências. Para isso, devem procurar o setor de trânsito na Prefeitura.
De acordo com o decreto municipal, após a notificação e conseqüente auto de infração dos agentes de controle de trânsito, somente será discutido na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), no qual deverão ser anexados, obrigatoriamente, cópia da notificação, documento de propriedade do veículo e cópia da carteira nacional de habilitação do condutor.
Conforme o gerente do estacionamento rotativo, José Delfino, foi a medida encontrada para melhorar o sistema de trânsito no centro. Muitos motoristas ignoravam a Guarda Azul e estão deixando o seu veículo estacionado o dia inteiro, conta.
Os agentes de controle da área azul participarão do programa de estágio remunerado do Governo Municipal.
Os recursos arrecadados na área azul serão depositados pela conveniada em conta corrente própria e administrada pela Secretaria Administração, Fazenda e Serviços Públicos.
De acordo com o prefeito Célio Antônio o estacionamento rotativo será o mesmo implantado em Florianópolis e Tubarão.
Segundo o sargento Damázio, da Polícia Militar, os veículos que estiverem com a notificação amarela serão autuados em 50 Ufirs, correspondente a aproximadamente R$ 50 e irá perder três pontos na carteira de habilitação.
A mudança no sistema de estacionamento rotativo ocorreu devido à legislação do Código Nacional de Trânsito.