Intervenções urbanas e interação com o moderno são experiências salientadas pelos técnicos europeus durante viagem do prefeito Célio Antônio

Nesta terça e quarta-feira, a comitiva brasileira de prefeitos de cidades históricas estará na Espanha, conhecendo as melhorias de infra-estrutura nas cidades espanholas. “O momento aqui também é de intervenção urbana, com modificações qualificadas em calçadas, praças e ruas. Não estamos fora do padrão internacional”, escreveu o chefe do executivo lagunense.

Em Portugal, os dez prefeitos brasileiros conheceram como funciona as casas rurais ou históricas agrícolas.

“A experiência lusa difere da brasileira de hotéis fazenda. A divergência esta principalmente na forma de organização, ocupação e funcionamento. Vamos com a nossa equipe técnica em Laguna discutirmos esta proposta de projeto”, apontou.

Participam da comitiva, o presidente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico (Iphan), Luis Fernando e o diretor Dalmo Vieira. De acordo com o prefeito, está sendo elaborado um projeto para dar seqüência ao Monumenta. “São novos recursos internacionais para o patrimônio histórico”, explicou.

O que é o Monumenta ?

O Monumenta é um programa de recuperação sustentável do patrimônio histórico urbano brasileiro tombado pelo Iphan e sob tutela federal. Tem como objetivo principal atacar as causas da degradação do patrimônio histórico, geralmente localizado em áreas com baixo nível de atividade econômica e de reduzida participação da sociedade, elevando a qualidade de vida das comunidades envolvidas.