Governo Municipal encaminha à Câmara de Vereadores proposta da Lei Orçamentária para 2008

Foi protocolado, esta semana, na Câmara de Vereadores a proposta da lei orçamentária para 2008 do Governo Municipal, que compreende todas as receitas e despesas do orçamento fiscal do município. A proposta abrange a administração direta e indireta, órgãos, autarquias e fundações.

O orçamento fiscal do município é elaborado em conjunto com o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “Estes últimos, PPA e LDO, são elaborados antes da proposta orçamentária”, explica o Assessor Jurídico, Adriano Massih.

De acordo com a lei orçamentária, a receita será realizada mediante a arrecadação dos tributos, rendas e outras fontes de receitas correntes e de capital. Já a despesa, segundo Adriano, será realizada através dos quadros “programas de trabalho e natureza da despesa”, que estão na proposta apresentada e, as autarquias e fundações em seus respectivos orçamentos, aprovados por decreto do poder executivo.

“No projeto de lei enviado o executivo ficou autorizado a realizar operações de crédito por antecipação de receita, até o limite de 25% da receita estimada; autorizado a abrir crédito suplementar, até o limite de 50% do orçamento da despesa”, ressalta o assessor jurídico.