Pescadores e Ibama discutem sobre o balizamento das áreas de pesca

Representantes das colônias de pescadores e da Secretaria Municipal de Pesca e Ibama, reuniram-se, hoje, no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, para definir o balizamento de regiões pesqueiras do complexo lagunar, usado para delimitar áreas de pesca.

No encontro foram debatidas questões relativas à organização dos pescadores e cadastramentos dos mesmos para a realização posterior do balizamentos das áreas da região norte da lagoa, que compreende as comunidades da Caputera, Bentos, Perrixil, Estreito e, na região sul, comunidade da Lagoa de Santa Marta.

“Precisamos ter todos os pontos cadastrados para depois fazer o balizamento, esse cadastro vai nos ajudar a organizar os pescadores no período do defeso para o recebimento do auxílio”, disse o Presidente da Colônia de Pescadores Z-14, Antônio de Souza.

Foi definido na reunião que, amanhã, dia 14, será feito o balizamento na região da Cigana, Camacho e Garopaba.

“A desorganização na pesca e o descumprimento das regras estão levando à escassez do camarão. Por isso, o balizamento é muito importante e deve ser respeitado de acordo com a portaria estabelecida pelo Ibama”, explica o técnico do Ibama.

Antônio da Colônia de Pescadores acrescenta que o crescimento desordenado à beira da lagoa também é um problema que precisa ser combatido.

Para a realização do balizamento, será marcada uma reunião com o Prefeito Célio: “Precisamos de mão-de-obra e materiais, que são as madeiras de eucalipto, usadas como delimitações de áreas”, ressalta Antônio.

Quem pescar fora dessas áreas liberadas para pesca, está sujeito a multas e penalidades do Ibama.