Comunidade pesqueira será beneficiada com 21 trapiches

Para dar uma boa estrutura aos pescadores do complexo lagunar, o Governo Municipal e a Secretaria Especial de Pesca, irão construir 21 trapiches, que servirão de ponto de apoio para embarcações nas comunidade ribeirinhas.

“Essa obra trará muitos benefícios aos pescadores, porque vai organizar o setor e facilitar o desembarque na beira da lagoa em períodos de maré baixa, quando o lodo impede o pescador de chegar a parte rasa com o barco”, explica o assessor especial da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Joel Ribeiro Mota.

As comunidades beneficiadas pelo projeto são da região da Barranceira, Bentos, Caputera, Estreito, Cabeçuda, Portinho, Arial, Canto da Lagoa, Cigana, Pescaria Brava, Barreiros, Laranjeiras, Ponta das Laranjeiras, Figueira, Nova Fazenda, Perrichil, Mato Alto e Santiago.

“A extensão dos trapiches vai depender da profundidade da lagoa em cada comunidade, alguns vão ser de 100 metros, outros 60 e 70”, disse Mota.

Ao todo serão mais de R$280 mil disponibilizados pelo Governo Federal, através da Secretaria Especial de Pesca, e contrapartida de, aproximadamente, R$70 mil do Governo Municipal.

“Depois da construção dos trapiches, também temos um projeto para construir os sarilhos (ranchos para guardar as embarcações)”, salienta.