Dia Nacional de combate à dengue será neste sábado

Todo o dia 24 de novembro é o Dia de Combate Nacional à Dengue, e a Vigilância Sanitária está preparando uma programação especial junto à comunidade. Com distribuição de panfletos e explicações dos técnicos nos bairros e também em frente ao Mercado Público no Centro Histórico.

O município, conforme o coordenador da Vigilância Sanitária, Leandro Souza, até o momento não teve nenhum registro da doença. “Isso se deve a um trabalho de monitoramento. Locais com grande volume de caminhões, onde o mosquito pode chegar na cidade, cemitérios e outras áreas existem armadilhas”, completa.

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, o seu principal vetor é o mosquito aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e conseqüências como a morte.

Sintomas

Dengue Clássica

· Febre alta com início súbito
· Forte dor de cabeça
· Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos
· Perda do paladar e apetite
· Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores
· Náuseas e vômitos
· Tonturas
· Extremo cansaço· Moleza e dor no corpo
· Muitas dores nos ossos e articulações

Dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:
· Dores abdominais fortes e contínuas
. Vômitos persistentes
· Pele pálida, fria e úmida
· Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
· Manchas vermelhas na pele
· Sonolência, agitação e confusão mental
· Sede excessiva e boca seca
· Pulso rápido e fraco
· Dificuldade respiratória
· Perda de consciência

Onde o mosquito se prolifera ?

O grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas.

Por exemplo: caixas d’água, barris, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores e muitos outros onde a água da chuva é coletada ou armazenada.

Fonte: Ministério da Saúde