Vigilância Sanitária alerta moradores em relação ao aumento de pulgas e carrapatos no verão
Com a chegada do verão aumenta a proliferação de carrapatos, pulgas e bicho de pé. Para conscientizar os moradores, a Vigilância Sanitária faz um alerta sobre os cuidados com a limpeza do quintal, cães e gatos domésticos, principais transmissores desses vetores.
Estamos dando orientações sobre a aplicação correta do veneno que deve ser utilizado para prevenir a contaminação. As pessoas que precisarem de ajuda podem vir aqui para explicarmos a forma correta de aplicar, disse o coordenador da Vigilância Sanitária, Leandro Souza.
Outro transmissor desses vetores são os pardais (pássaros), que podem contaminar qualquer ambiente: Locais com falta de higiene também contribuem para a proliferação, se a pessoa não tomar cuidado acaba ficando difícil de controlar, salienta Leandro.
Mais informações no telefone 3644-1315
Infestação de pulgas no ambiente
Os cães se infestam de pulgas nas ruas. Mas esta, normalmente, é uma infestação pequena. Essas pulgas são levadas para casa e lá elas vão encontrar muitos locais para fazer a desova (postura dos ovos). É importante saber que as pulgas põem seus ovos no ambiente e é este o responsável pelas grandes infestações de pulgas nos animais. A pulga apenas se alimenta no cão ou no gato sugando seu sangue. No ambiente ela coloca os seus ovos. Na presença de calor e umidade (nas estações mais quentes, principalmente) os ovos eclodem, viram larvas que se alimentam de poeira e detritos; as larvas viram adultos, que atacam os animais em busca de alimento. Assim, o animal é apenas o culpado indireto por uma grande infestação de pulgas. Seu erro foi trazer a pulga para casa. O ambiente é o responsável por “produzir” aquelas milhares de pulgas que tiram o sossego dos cães e de seus donos.
Sabendo disso, tratar apenas o animal (cão ou gato) numa grande infestação é um erro, vai estar matando algumas pulgas. A maior quantidade delas está nas frestas do piso, pilhas de papéis, tapetes e carpetes, na forma de ovos, larvas ou pulgas adultas.
Carrapatos
A infestação de carrapatos no cão, além de causar um incômodo muito grande ao animal pela coceira que provoca (reação alérgica), pode causar anemia e transmitir doenças como a Babesiose , a Erlichiose e a Febre Maculosa.
Bicho de Pé
Esse inseto pertence à ordem das pulgas (Siphonaptera) e, como elas, não tem mais que 1 milímetro de comprimento. Ele ganhou seu nome popular por gostar de penetrar na pele humana, em especial entre os dedos do pé, onde ela é mais fina e tenra. Quem anda descalço em áreas infestadas – normalmente currais, chiqueiros e praia – é, portanto, sua vítima preferencial.
Fonte: www.lincx.com.br / www.aunimal.hpg.ig.com.br