Fórum Ítalo-Catarinense Econômico, Social e Cultural é realizado nesta terça-feira

Neste ano são comemorados os 200 anos de nascimento do revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi. As festividades irão se estender na região Sul, em Laguna será realizada a segunda jornada do Fórum Ítalo-Catarinense Econômico, Social e Cultural, com participação de uma comitiva italiana, no dia 27, terça-feira, na terra, onde o revolucionário conheceu Anita, depois os dois seguiram para europa lutar pela unificação da Itália.

Os europeus irão visitar o centro histórico e participar de eventos culturais. No período da manhã vão visitar o paço municipal, em seguida vão conhecer os monumentos históricos, por onde o revolucionário passou. Á tarde irão assinar convênio cultural e técnico com o Governo Municipal, depois seguem para Florianópolis.

A visita faz parte da integração entre Brasil e Itália. O prefeito Célio Antônio, e outros prefeitos de cidade, onde o casal revolucionário passou, esteve visitando o país europeu. Neste mês é a vez dos italianos conhecer o município.

Os 200 anos de nascimento de Garibaldi foram completados no dia 4 de julho. E além do Brasil e da Itália, Argentina e Uruguai, países por onde o revolucionário passou e morou participam do evento ligado à data.

No domingo, dia 25, as atividades foram desenvolvidas no Colégio Satc, em Criciúma. A abertura do evento será com o longa-metragem A Retirada. O filme, do jornalista Rolando Christian Coelho, narra a história da retirada das tropas farroupilhas (republicanas) de Laguna, em 1839.

A atriz lagunense Lize Souza vive Anita, e o ator Marcelo Aquino, que recentemente contracenou com Edson Celulari no filme Diário de um novo mundo, dá vida a Garibaldi. Marcelo Trigo (jornalista Luigi Rossetti), Nelson Diniz (coronel Teixeira Nunes) e outros atores da minissérie A Casa das Sete Mulheres integram o elenco.

Epopéia Garibaldina

Paralela à apresentação do filme, gravuras da Epopéia Garibaldina também ilustraram o evento. Fazem parte da exposição 16 telas da Fundação Cultural de Criciúma (FCC).

A conversa sobre negócios foi liderada pelo italiano Luciano Luciani, presidente do Instituto Fernando Santi. Luciani veio ao Brasil com uma comitiva da Sicilia. Uma exposição oral sobre os museus sul-catarinenses será feita pelo professor e historiador Maurício Selau. Ainda no dia 26, segunda-feira, a delegação seguiu para Morro da Fumaça.

Em Morro da Fumaça, a comitiva conversou sobre produção de cerâmica artística e visita as Cerâmicas Tijolésio e Wande. Às 18h, haverá espaço para acordos de cooperação com o setor de cerâmica artística. Morro da Fumaça é grande produtora de cerâmica vermelha e a Sicília é mestra nesse quesito. O jantar no município será animado pelo Coro Va Pensiero.

O encerramento das atividades do Bicentenário de Garibaldi ocorre em Florianópolis. No dia 28, quarta-feira, acontece a 3ª Jornada do Fórum Ítalo-Catarinense Econômico, Social e Cultural, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

O término da programação será no auditório Paulo Stuart Wright (Plenarinho). Será mostrada cerca de meia-hora do filme Garibaldi in America, rodado em Curitiba, pela empresa Laz Audiovisual.

Jovens caracterizados com trajes utilizados no filme farão figuração no hall da Assembléia. Após a apresentação do filme, Henry Uliano Quaresma, diretor de Relações Industriais da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), falará sobre a economia catarinense.

As atividades no Estado estão sendo organizadas pelo Fórum Permanente Ítalo-Brasileiro da Assembléia Legislativa, em parceria com a Fundação Cultural de Criciúma, Satc, Sindicato da Cerâmica Vermelha, prefeituras de Morro da Fumaça e de Laguna, Círculo Italiano e Associação Vêneta.

Texto: jornalista Vanessa Feltrin – Jornal Tribuna do Dia/ release do Fórum Ítalo-Catarinense Econômico, Social e Cultura